A UEFA Champions League define quem disputa os duelos das quartas de final até a grande final, na competição. Em jogo, muita tradição, capitaneada pelas maiores equipes da Europa, dentre elas, Real Madrid, Bayern de Munique, Milan, Chelsea e Benfica. Essa será a edição 68 da Champions, que se configura hoje, como o torneio de clubes mais prestigiado e visto no mundo, onde as equipes que mais se destacaram no ano anterior, disputam dentro dos critérios do ranking da União das Associações Europeias de Futebol. As semifinais dessa edição acontecem em jogos de ida e volta (mata-mata), entre 09 e 17 de maio. A grande final será em Istambul, na Turquia, no dia 10 de junho. O recorde de audiência do torneio foi na edição 2021-2013, que alcançou a marca de 360 milhões de audiência na televisão, à época.
Essa versão do torneio substitui, desde 1992 a antiga Copa dos Clubes Campeões Europeus., lançada em 1955. Desde 1990 o regulamento dá chances para as equipes vice-campeãs em seus países, disputarem a Liga Europa da UEFA.
Fase das quartas de final da Champions League vem com tradição e novidades. Sorteio acontece nessa sexta (18). Fonte/Reprodução TechTudo
Na versão atual, a competição vai de julho a junho do ano seguinte, com três rodadas classificatórias e uma de play-off, avançando apenas 10 clubes para a fase de grupos, que se somam a mais 32 equipes pré-classificadas. Todos disputam num sistema de dois jogos, indo para as fases finais, líder e vice-líder de grupo. O campeão tem vaga garantida na UEFA Super Copa e Mundial de clubes da FIFA.
A sensação desse ano é o Napoli. O Real Madrid é o time a ser batido, campeão de 14 edições, vem com força máxima e com os brasileiros Vini Junior, Rodrygo e Eder Militão se destacando a cada rodada. Os espanhóis detêm a hegemonia no torneio, com 19 vitórias, seguidos dos times ingleses com 14 e italianos, com 12. Nesse ranking, 22 equipes diferentes venceram, sendo 12 tendo vencido mais de uma vez. O Real é o único tricampeão,
Foto Destaque UEFA divulga as chaves para as quartas de final da Champions League. Fonte/Reprodução GE