Esportes

UEFA Champions League 2022/2023: 17 anos depois, Itália volta a ter três representantes nas quartas

Itália domina quartas da Champions League com três clubes e quatro treinadores italianos. Sorteio livre pode gerar confrontos emocionantes. Confira!

16 Mar 2023 - 16h34 | Atualizado em 16 Mar 2023 - 16h34
UEFA Champions League 2022/2023: 17 anos depois, Itália volta a ter três representantes nas quartas Lorena Bueri

Após a vitória de ontem (15) sobre o Eintracht Frankfurt por 3 a 0, o Napoli se juntou ao Milan e à Internazionale nas quartas de final da UEFA Champions League, representando a primeira vez desde a edição 2005/2006 que três italianos chegam entre os oito melhores times da competição, mais do que qualquer outro país nesta temporada.

Ao todo, são três equipes italianas, duas inglesas, uma espanhola, uma alemã e uma portuguesa. Além disso, há quatro treinadores italianos entre os clubes classificados para as quartas: Luciano Spalletti (Napoli), Stefano Pioli (Milan), Simone Inzaghi (Inter) e Carlo Ancelotti (Real Madrid).

Os clubes da Itália construíram uma trajetória de sucesso nas competições europeias como um todo, e a Champions League não é exceção. Desde que o formato do torneio foi alterado em 1993, os times italianos tiveram um bom desempenho de modo geral e alcançaram resultados impressionantes, incluindo inúmeras aparições entre os oito finalistas.


Além dos gigantes Milan e Inter, o Napoli é um dos oito melhores desta Champions. (Foto/Reprodução/Enet)


Desde que a nova era da principal competição de clubes do planeta começou, a Itália foi representada nas quartas de final um total de 30 vezes. Bicampeã europeia, a Juventus lidera com 12 jogos nessa fase, seguida de perto pelo Milan e pela Internazionale, com 10 cada. Roma e Lazio também chegaram longe, com quatro e três participações, respectivamente.

As equipes italianas também tiveram sucesso nas fases finais do torneio, com o Milan vencendo a Champions três vezes desde 1993, e a Juventus alcançando a final em duas ocasiões. Além deles, a Inter se sagrou campeã em 2010, encerrando uma campanha dominante marcada pelo confronto memorável contra o Barcelona de Messi e Guardiola nas semifinais.

O sorteio das próximas fases da Champions 2022/2023 será nesta sexta-feira (17), em evento realizado pela UEFA em Nyon, na Suíça, sede da entidade que comanda o futebol no continente europeu.

Desta vez, diferentemente da fase anterior, a definição dos confrontos será completamente livre, não havendo limitações sobre quais times podem se enfrentar e nenhum direcionamento relativo ao país das equipes ou o fato de terem duelado na fase de grupos.

Com isso, há a possibilidade de um confronto totalmente italiano, ou mesmo uma reunião de clubes que já se enfrentaram nesta Champions, como Bayern de Munique e Inter ou Chelsea e Milan.

Foto destaque: Itália terá três clubes nas quartas da Champions. Reprodução/The Athletic

VEJA TAMBÉM

Real Madrid estuda renovar com Carlo Ancelotti; CBF tem interesse no treinador  Lorena Bueri

Real Madrid estuda renovar com Carlo Ancelotti; CBF tem interesse no treinador

Com mais de 200 jogos pelo Real Madrid, Carlo Ancelotti agrada à diretoria, que considera renovar por mais duas temporadas, a CBF ainda sonha com o treinador na Seleção
Carlo Ancelotti alcança a posição de terceiro treinador com mais partidas dirigindo o Real Madrid Lorena Bueri

Carlo Ancelotti alcança a posição de terceiro treinador com mais partidas dirigindo o Real Madrid

O treinador italiano, alvo da CBF para assumir o comando da seleção brasileira, atingiu a marca de 248 jogos oficiais no clube espanhol.
Luciano Spalletti é anunciado como novo treinador da Seleção Italiana Lorena Bueri

Luciano Spalletti é anunciado como novo treinador da Seleção Italiana

Luciano Spalletti, treinador que comandou o Napoli no título italiano da última temporada, é anunciado como o novo técnico da Seleção Italiana.
CBF define Carlo Ancelotti como técnico da seleção a partir de 2024 Lorena Bueri

CBF define Carlo Ancelotti como técnico da seleção a partir de 2024

O acordo foi definido e Carlo Ancelotti será o novo treinador da Seleção Brasileira, segundo André Rizek. Entenda como será a espera do técnico para o ano que vem.
CBF dá como certa a vinda de Carlo Ancelotti Lorena Bueri

CBF dá como certa a vinda de Carlo Ancelotti

Durante a transmissão de Brasil x Guiné, narrador do Grupo Globo informou que a CBF vai fazer o anúncio ainda esse mês. O italiano sempre foi a grande prioridade para substituir Tite.
Rodrygo comenta sobre a possibilidade de Carlo Ancelotti ser treinador da seleção brasileira Lorena Bueri

Rodrygo comenta sobre a possibilidade de Carlo Ancelotti ser treinador da seleção brasileira

O atacante do Real Madrid que atua próximo ao técnico, comentou que por ele, o treinador lideraria as duas equipes mas caso decida ir pra seleção, agregaria muito devido a sua mentalidade de vencedor.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo