Esportes

UEFA Champions League 2022/2023: 17 anos depois, Itália volta a ter três representantes nas quartas

Itália domina quartas da Champions League com três clubes e quatro treinadores italianos. Sorteio livre pode gerar confrontos emocionantes. Confira!

16 Mar 2023 - 16h34 | Atualizado em 16 Mar 2023 - 16h34
UEFA Champions League 2022/2023: 17 anos depois, Itália volta a ter três representantes nas quartas Lorena Bueri

Após a vitória de ontem (15) sobre o Eintracht Frankfurt por 3 a 0, o Napoli se juntou ao Milan e à Internazionale nas quartas de final da UEFA Champions League, representando a primeira vez desde a edição 2005/2006 que três italianos chegam entre os oito melhores times da competição, mais do que qualquer outro país nesta temporada.

Ao todo, são três equipes italianas, duas inglesas, uma espanhola, uma alemã e uma portuguesa. Além disso, há quatro treinadores italianos entre os clubes classificados para as quartas: Luciano Spalletti (Napoli), Stefano Pioli (Milan), Simone Inzaghi (Inter) e Carlo Ancelotti (Real Madrid).

Os clubes da Itália construíram uma trajetória de sucesso nas competições europeias como um todo, e a Champions League não é exceção. Desde que o formato do torneio foi alterado em 1993, os times italianos tiveram um bom desempenho de modo geral e alcançaram resultados impressionantes, incluindo inúmeras aparições entre os oito finalistas.


Além dos gigantes Milan e Inter, o Napoli é um dos oito melhores desta Champions. (Foto/Reprodução/Enet)


Desde que a nova era da principal competição de clubes do planeta começou, a Itália foi representada nas quartas de final um total de 30 vezes. Bicampeã europeia, a Juventus lidera com 12 jogos nessa fase, seguida de perto pelo Milan e pela Internazionale, com 10 cada. Roma e Lazio também chegaram longe, com quatro e três participações, respectivamente.

As equipes italianas também tiveram sucesso nas fases finais do torneio, com o Milan vencendo a Champions três vezes desde 1993, e a Juventus alcançando a final em duas ocasiões. Além deles, a Inter se sagrou campeã em 2010, encerrando uma campanha dominante marcada pelo confronto memorável contra o Barcelona de Messi e Guardiola nas semifinais.

O sorteio das próximas fases da Champions 2022/2023 será nesta sexta-feira (17), em evento realizado pela UEFA em Nyon, na Suíça, sede da entidade que comanda o futebol no continente europeu.

Desta vez, diferentemente da fase anterior, a definição dos confrontos será completamente livre, não havendo limitações sobre quais times podem se enfrentar e nenhum direcionamento relativo ao país das equipes ou o fato de terem duelado na fase de grupos.

Com isso, há a possibilidade de um confronto totalmente italiano, ou mesmo uma reunião de clubes que já se enfrentaram nesta Champions, como Bayern de Munique e Inter ou Chelsea e Milan.

Foto destaque: Itália terá três clubes nas quartas da Champions. Reprodução/The Athletic

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo