Notícias

Twitter lança no Brasil mecanismo contra fake news

Após pressão dos usuários e do Ministério Público Federal (MPF), o Twitter disponibilizou um mecanismo que permite a denúncia contra fake news na plataforma.

17 Jan 2022 - 22h01 | Atualizado em 17 Jan 2022 - 22h01
Twitter lança no Brasil mecanismo contra fake news Lorena Bueri

O Twitter vai expandir ao Brasil o mecanismo que permite denunciar publicações com informações falsas. A informação foi anunciada pela empresa nesta segunda-feira (17) e a decisão se deu após uma grande pressão dos próprios usuários da rede e do Ministério Público Federal (MPF).

Atualmente, o mecanismo funciona em teste nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e na Austrália, desde agosto do ano passado.

Além do Brasil, Espanha e Filipinas também terão o mecanismo. Segundo o Twitter, somente esses três países foram escolhidos pois a plataforma quer “colher aprendizados de uma pequena, porém geograficamente diversificada, gama de regiões — incluindo aquelas em que o inglês não é o primeiro idioma — antes de tornar a ferramenta disponível globalmente”.


As eleições presidenciais de 2018 são um exemplo de grande divulgação de fake news no Twitter. Jair Bolsonaro (PL) e Fernando Haddad (PT) (Foto: Miguel Schincariol/Daniel Ramalho/AFP)


Ainda, as eleições presidenciais de 2022 no Brasil e nas Filipinas pesaram na decisão, pois, de acordo com a plataforma “contribuirá para a avaliação de como esta ferramenta de denúncias seria usada em períodos de grandes eventos cívicos”.

#TwitterApoisFakeNews

O Twitter vem enfrentando grande pressão, após os próprios usuários da plataforma criticarem as poucas ferramentas contra a proliferação de fake news. Nas reclamações, o fato de que a plataforma não possibilitava uma denúncia contra notícias falsas, principalmente sobre política e covid-19 no Brasil, se destacou.

 A hashtag #TwitterApoiaFakeNews ficou em primeiro lugar nos assuntos mais comentados do Brasil, no dia 5. A campanha trouxe grande visualização para o assunto, o que fez com que o Ministério Público Federal (MPF) questionasse a rede sobre as ausentes medidas de combate à desinformação. O MPF pediu uma resposta da empresa em até 10 dias úteis.

“Monitoramento contínuo”

Após essa pressão, o Twitter explicou que os conteúdos que violam suas regras são detectados de forma automática ou identificado “monitoramento contínuo de equipes internas”.

Foto Destaque: Ferramenta do Twitter contra fake news já existe em diversos outros países - Crédito: Solen Feyissa/Pexels

VEJA TAMBÉM

Rachel Sheherazade rebate críticas e destaca representatividade: 'Ser introspectivo não nos torna menos dignos' Lorena Bueri

Rachel Sheherazade rebate críticas e destaca representatividade: "Ser introspectivo não nos torna menos dignos"

Após críticas do Fazendeiro Yuri, Rachel Sheherazade defende sua presença no programa e destaca a representatividade de pessoas introspectivas e tímidas.
Cottagecore promete permanecer tendência até Verão 2024, veja Lorena Bueri

Cottagecore promete permanecer tendência até Verão 2024, veja

Cottagecore, que resgata a simplicidade através do estilo, promete estar em alta e ser forte tendência fashion durante nos próximos meses, durante o verão 2024
Artistas do setor de videogames aprovam pauta de paralisação Lorena Bueri

Artistas do setor de videogames aprovam pauta de paralisação

As negociações devem ser concluídas ainda na quinta-feira (28), mas a pauta de paralisação já foi aprovada pelos artistas do sindicato que participaram de reunião na terça-feira (26).
Relembrando a carreira das protagonistas do documentário 'As Supermodelos' Lorena Bueri

Relembrando a carreira das protagonistas do documentário "As Supermodelos"

"As Supermodelos", série de documentário da Apple TV, pretende contar pontos altos e baixos da carreira das quatro principais modelos da história da moda
Insiders divulgam nomes que podem marcar presença no Lollapalooza Brasil 2024 Lorena Bueri

Insiders divulgam nomes que podem marcar presença no Lollapalooza Brasil 2024

Segundo Insiders, nomes como Avril Lavigne, SZA, Restart, Pabllo Vittar entre outros estarão no Lollapalooza Brasil 2024, que vai acontecer entre os dias 22, 23 e 24 de março em São Paulo.
Corinthians anuncia a demissão de Vanderlei Luxemburgo e comissão técnica Lorena Bueri

Corinthians anuncia a demissão de Vanderlei Luxemburgo e comissão técnica

Decisão ocorreu no dia seguinte ao empate contra o Fortaleza, no jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana. Clube usará comissão permanente para treinar o elenco.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo