Notícias

Tweet atribuído à Lula sobre descriminação de drogas é fake

De acordo com a apuração do projeto de checagem de fatos do G1 — Fato ou Fake — realizada durante o final de semana não existe publicação com esse teor no perfil do petista.

3 min de leitura
17 Out 2022 - 22h25 | Atualizado em 17 Out 2022 - 22h25

O print de uma publicação no Twitter que circula nas redes sociais em que o candidato a presidente Lula (PT) supostamente diz que o tráfico de drogas gera riquezas é fake. A publicação falsa diz: "O tráfico de drogas gera riqueza para comunidades esquecidas por @jairbolsonaro. No meu governo o @MST Oficial e diversas comunidades terão seu devido protagonismo no país. Vamos trabalhar para descriminalização das drogas e tornar o país mais progressista".

De acordo com a apuração do projeto de checagem de fatos do G1 — Fato ou Fake — não existe publicação com esse teor no perfil do petista e também confirmam que a imagem é uma montagem. Qualquer pessoa que fizer uma pesquisa avançada no perfil verificado no Twitter mostra que não há resultados para o conteúdo expresso na mensagem viral, como é possível ver abaixo.


Busca avançada do perfil de Lula no Twitter revela que não há resultados para o conteúdo da mensagem. (Reprodução)


Dados sobre Eleições 2022, e principalmente, a campanha dos presidenciáveis Lula e Bolsonaro são averiguados por esses serviços e agências de checagem. Eles verificam na internet mensagens, prints e notícias, extraindo algumas informações comprometedoras que podem ser fakes news. As etiquetas de checagem e os textos com conteúdo explicativos das apurações são compartilhados nas suas redes sociais e demais plataformas digitais, assim como fez o Fato ou Fake, do Grupo Globo. 

O combate a desinformação também foi um uma das pautas do debate da TV Bandeirantes neste domingo (17). A jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, perguntou para os dois candidatos se eles iriam se comprometer a propor uma lei específica para punir autoridades eleitas e servidores que divulguem fake news. 

Os dois não responderam explicitamente ao questionamento, porém Lula disse querer que as mentiras de candidatos durante campanhas políticas sejam devidamente punidas pela Justiça. Bolsonaro respondeu comentando sobre a decisão do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que mandou a campanha adversária tirar do ar um vídeo dele com uma fala sobre meninas venezuelanas. A viralização negativa nas redes — segundo ele, potencializada pela esquerda — gerou desconforto em integrantes da campanha do presidente. 

Foto Destaque: Bolsonaro encosta no ombro de Lula durante debate na Band. Reprodução: Band.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo