Notícias

Tsunami atinge Tonga após erupção de vulcão

Um tsunami atingiu a capital de Tonga, um país-arquipélago no oceano Pacífico, depois que um vulcão submarino entrou em erupção nesta sexta-feira (14).

15 Jan 2022 - 11h30 | Atualizado em 15 Jan 2022 - 11h30
Tsunami atinge Tonga após erupção de vulcão  Lorena Bueri



Neste sábado (15), Tonga foi atingido por ondas gigantes após a erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Há’apai. Uma base dos Estados Unidos na Samoa Americana confirmou o alerta de tsunami e disse que já há grandes ondas avançando sobre a região.

A erupção do vulcão submarino foi registrada durante a madrugada e foi possível ouvir os estrondos na Nova Zelândia, Fiji e Samoa Americana que ficam a 2.300km de distância do Vulcão que está localizado a de 65 km ao norte da capital de Tonga, Nuku'alofa.


(Reprodução/Twitter)


O rei de Tonga Tupou VI foi retirado do palácio real em Nuku'alofa e levado para uma vila longe da costa e os moradores de áreas baixas foram instados a se mudar para terrenos mais altos. A explosão principal que deu origem ao Tsunami, foi às 18:30h deste sábado, porém, na sexta-feira (14) cientistas já haviam observado grandes explosões, trovões e relâmpagos perto do vulcão. O tsunami anterior não passou de 30cm, e o alerta tinha acabado de ser levantado, quando o vulcão entrou em erupção novamente.

"Foi uma grande explosão", relatou Mere Taufa, que estava em casa preparando o jantar, ao site de notícias Stuff.

"O chão tremeu, a casa inteira foi sacudida. Vinha em ondas. Meu irmão caçula achou que tinham bombas explodindo perto de casa", descreveu.

Poucos minutos depois, acrescentou, a água invadiu sua casa, e o muro de uma casa vizinha desabou.

"Soubemos, em seguida, que era um tsunami, com a água brotando na casa. A gente ouvia gritos por todos os lados, e todo o mundo começou a fugir para as partes mais altas", completou.

 


(Reprodução:Youtube/ Evolution Crisis)


 

Imagens e vídeos que circulam em redes sociais mostram ondas passando por casas, propriedades e uma igreja em Tonga. Foi possível ver edifícios e casas com proximidade à praia e na região, sendo invadido pelas águas além de partes da capital serem inundadas. A estimativa é que ondas de 1,2 metro atingiram a região.

Foto Destaque: Explosão massiva em erupção vulcânica no Pacífico no começo deste sábado foi captada por satélites | Tonga Weather Service  

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo