Notícias

Tragédia em Pernambuco: 126 mortos e 9 mil desabrigados

Subiu para 126 o número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias. O Corpo de Bombeiros localizou mais duas vítimas

02 Jun 2022 - 13h31 | Atualizado em 02 Jun 2022 - 13h31
Tragédia em Pernambuco: 126 mortos e 9 mil desabrigados Lorena Bueri

O número de mortes por conta das fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias subiu para 126. Os bombeiros localizaram outras duas vítimas. Os corpos foram encontrados na Vila dos Milagres, no Recife, e no Curado IV, em Jaboatão dos Guararapes. Quatro outras vítimas foram incluídas nas estatísticas de uma pesquisa social do Instituto de Medicina Legal.

Duas pessoas ainda estão desaparecidas. Um deles em um deslizamento de terra em Camaragibe, o outro é um homem que foi arrastado em Paratibe, na Paulista. 


Bombeiros trabalham intensamente para localizar as vitimas. (Foto: Reprodução/Band Uol/Diego Nigro)


Os bombeiros continuam a trabalhar na comunidade do Areeiro, Camaragibe, com o auxílio de cães farejadores, para localizar a pessoa desaparecida no local. Em Paratibe, soldados da marinha ajudam O número de sem-abrigo subiu para 9.302 que estão alojados em 111 instituições em 27 municípios.

Um total de 31 cidades declararam estado de emergência e sofreram danos pelas chuvas. A chuva causou mortes e danos na região metropolitana de Recife, mas também no leste de Alagoas e nas cidades de Sergipe e Paraíba.

O plano de emergência para a cidade do Recife foi ativado na sexta-feira, quando a Apac divulgou comunicado informando a previsão de fortes chuvas para o final de semana.

O estado publicou um decreto de emergência que permite que os municípios solicitem recursos do sistema civil nacional. Os municípios em situação de emergência em Pernambuco são: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.

Na segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro esteve em Recife com uma delegação de ministros e anunciou milhões de reais de ajuda à região. Bolsonaro aproveitou o evento para criticar adversários.

Mortes devido à precipitação em 2022 excedem as de 2021

Em 5 meses, as mortes causadas pelas chuvas já ultrapassaram o número total de mortes de todo o ano passado. Até quarta-feira, 457 pessoas perderam a vida em desastres devido ao excesso de chuvas no Brasil em 2022. Os dados mostram um aumento de 57% de até 2021, quando o número de pessoas mortas pela chuva durante todo o ano foi de 290 pessoas.

Na última década , as mortes relacionadas à chuva atingiram 1.756. O levantamento foi realizado pela Confederação Nacional com base em dados do sistema integrado de informações de desastres do Ministério do Desenvolvimento Regional, e inclui 106 mortes no desastre de Recife nesta semana.

De acordo com o levantamento, o aumento no número de óbitos ocorreu em 2019 em relação aos anos anteriores. Foram 297 mortos em 2019 e 216 em 2020. Como comparação , entre 2014 e 2018, menos de 100 pessoas morreram por ano devido à chuva.

Maiores desastres

O maior número de mortes em 2022 causado pelas chuvas ocorreu em fevereiro em Petrópolis, de Janeiro, quando 233 pessoas morreram devido a deslizamentos e inundações causadas pelas chuvas. O Rio de Janeiro experimentou outro desastre quando 20 pessoas morreram em deslizamentos de terra causados ​​por tempestades.

No Nordeste, em Recife, só em Pernambuco, pelo menos 106 pessoas morreram na semana passada. Outras 26 pessoas morreram na Bahia no inicio deste ano.

A região nordeste tem outros 1,2 milhão afetados pelas chuvas e pelo menos R$ 3 milhões em perdas nos últimos 6 meses, danos à pecuária, agricultura, indústria, energia e abastecimento de água , esgoto, limpeza, segurança pública , controle de pragas, transporte e telecomunicações.

 

Foto Destaque: Deslizamentos em Pernambuco. Reprodução/Band Uol/Diego Nigro

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo