Música

Top5daLorena: trilhas marcantes dos 70 anos da TV Brasileira

Nos 70 anos da televisão brasileira, o Top5daLorena traz uma lista de trilhas sonoras de programas e temas marcantes que vão fazer você pegar uma máquina do tempo. Confira!

18 Set 2020 - 10h42 | Atualizado em 18 Set 2020 - 10h42
Top5daLorena: trilhas marcantes dos 70 anos da TV Brasileira Lorena Bueri

Chegamos a mais uma sexta-feira, e com ela vem a edição especial do Top5daLorena. Sempre com listas, a ideia do quadro é mostrar como a música fez ou faz parte da nossa história. Dessa forma, na semana que a TV no Brasil comemora 70 anos, não poderíamos deixar de passar a oportunidade de homenagear este velho companheiro dos brasileiros. Da infância até a fase adulta, as telinhas marcaram as pessoas com momentos especiais, ou por se tornar um entretenimento rotineiro. Ainda mais, ao ouvir uma pedaço de uma vinheta famosa, já sabemos automaticamente do que se trata e até nos teletransportamos para alguma fase de nossa vida.

Leia mais:Top5daLorena: as músicas mais ouvidas de cada região do Brasil

Pensando nisso, separamos um Top5 especial com algumas trilhas inesquecíveis nestes 70 anos da televisão nacional. Vamos lá!

Sílvio Santos Vem Aí

No passado e também no presente, o apresentador e dono do SBT está marcado pelas tardes e noites dos brasileiros. Basta ligar a TV e ouvir o "Lá! Lá! Lará! Hey!", que rapidamente você entende que o Programa do Sílvio Santos está começando. Aos 89 anos de idade, Silvio nos presenteou com vários momentos divertidos nas telinhas. Jogar aviãozinhos de dinheiro acompanhado de um "quem quer dinheiro?" e as respostas engraçadas no Show do Milhão que viralizam até hoje são alguns exemplos disso.

Além disso, a criação da trilha aconteceu em 1964, na Rádio Nacional, quando o apresentador pediu ao jornalista Archimedes Messina que fizesse uma música alegre e simples para ele. A partir disso, surgiu o tão conhecido "Sílvio Santos Vem Aí". Dessa forma, por ser um tema que marca a carreira do maior personagem da TV Brasileira, ela não poderia faltar na nossa lista. 


                                             

              A trilha "Sílvio Santos Vem Aí" marca a carreira de um dos maiores persongens da TV brasileira. (Vídeo: Reprodução/YouTube)


Tema da Vitória de Ayrton Senna

Essa é para quem viveu intensamente os anos 80 e 90. Era comum ligar a televisão nas tardes de domingo e ver Ayrton Senna em mais uma de suas lutas nas pistas da F1. Assim, numa história repleta de dificuldades, derrotas e vitórias, num roteiro parecido com o de cinema, não poderia faltar uma trilha sonora marcante. Não apenas pelas glórias do piloto, o "Tema da Vitória", que era tocada com a voz de Galvão Bueno narrando ao fundo, marcou a infância e fase adulta de muitas pessoas. Para um rosto que era reconhecidamente um herói nacional, a música consegue ter um poder de representá-lo até hoje. 

Criada pelo maestro Eduardo Souto Neto e gravado pelo grupo Roupa Nova, num pedido da Rede Globo para uso nas transmissões da F1, o Tema da Vitória começou a ser tocado nas vitórias de pilotos brasileiros como Nelson Piquet, Felipe Massa e Rubens Barrichello . Contudo, foi com Ayrton Senna que a canção marcou gerações. 


                                          Tema da Vitória de Ayrton Senna foi gravado pelo grupo Roupa Nova (Vídeo: Reprodução/YouTube @RoupaNova)


The Fuzz - Tema de abertura do Jornal Nacional

Um boa noite só tem valor de verdade após o "boa noite" dos apresentadores do Jornal Nacional, da Rede Globo. Desde 1969 no ar, o "JN" já foi palco de vários ícones do jornalismo como Cid Moreira, Hilton Gomes, Fátima Bernardes, William Bonner e tantos outros. Assim, com tanta qualidade para trazer as informações do dia no Brasil e do mundo por tantos anos, o programa se tornou o principal do telejornalismo brasileiro.

Além disso, a atração tem um padrão e identidades visuais que se transformaram uma referência e um símbolo do jornalismo principalmente para os estudantes e profissionais da área, que com certeza já ouviram de alguém "você vai trabalhar no Jornal Nacional?". 

E como um produto de sucesso que invade a casa dos brasileiros de segunda a sábado, o Jornal Nacional tem na sua trilha de abertura e encerramento um marco, sendo conhecido por todo mundo. Por outro lado, o que ninguém sabe é que o material foi produzido horas de ir ao ar pela primeira vez, e sob ordem de Boni.

Na composição, continha The Fuzz, peça que foi composta pelo norte-americano Frank Del Vol para o filme The Happening, de 1967, estrelado por Anthony Quinn e Faye Dunaway. Ao longo dos anos, a vinheta de abertura passou por alterações nos arranjos, mas a base e identidade seguem sendo as mesmas. 


                                              Base da trilha do Jornal Nacional segue sendo marcante até os dias atuais. (Reprodução/YouTube)


Tema de fim de ano da Rede Globo

Quando chega o fim de ano, chegam os projetos para o ano seguinte, reunião em família, festas de celebração, queima de fogos e...o Tema de final de ano da Rede Globo. O Jingle Um Novo Tempo (Hoje é um Novo Dia) foi lançado em 1971 na emissora e vem embalando a programação de fim de ano desde então. Dessa forma, sempre com um clipe repleto de atores, cantores e funcionários conhecidos pelo público, a música, que assim como a vinheta do JN vem modificando em estilos, se tornou uma das mais conhecidas da televisão nacional. 


           Campanha de fim de ano da Rede Globo de Televisão de 2017. (Vídeo: Reprodução/YouTube @TV Globo)


Trilha da abertura do Domingão do Faustão


  Música tema do programa Domingão do Faustão. (Vídeo: Reprodução/YouTube)


Para fechar a nossa viagem, chegamos a uma trilha que marca os domingos dos brasileiros até hoje, com uma das maiores audiências das telinhas. Desde 1989 no ar, o programa de auditório dominical se tornou uma das maiores atrações da televisão brasileira de todos os tempos. Sempre sob o comando de Fausto Silva, o Domingão do Faustão apresentou revelações surpreedentes, homenagens, premiações, artistas nacionais e internacionais incríveis etc. 

Acompanhado da música tema, o programa já teve diversas aberturas icônicas, como em 1992 quando uma espécie de Faustão gigante saía dos estúdios da Rede Globo e andava por todo o Brasil. Contudo, a partir de 2001 o "Domingão" já não possuia aberturas, e desde então ele puxa o gancho que vinha das transmissões de futebol.

 

(Foto destaque: Top5daLorena: as músicas marcantes dos 70 anos da TV Brasileira. Reprodução/SBT)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo