Música

Top5daLorena: as músicas que muito falam sobre o Brasil

Celebrando a festa da democracia, trazemos para você 5 músicas que falam sobre o nosso Brasil! Confira!

15 Nov 2020 - 17h41 | Atualizado em 15 Nov 2020 - 17h41
Top5daLorena: as músicas que muito falam sobre o Brasil Lorena Bueri

Chegamos a mais uma semana do Top5daLorena, e logo em um dia especial. Como todos sabem, o Brasil vive o clima das eleições municipais, onde os brasileiros estão indo às urnas neste domingo (15) para eleger prefeitos e vereadores. Aliás, a votação vai de 7h até às 17h. Então, caso você ainda não compareceu na "festa da democracia", corre que ainda dá tempo. 

E nesse dia especial para colocar em prática o direito de todo cidadão, nós, do site Lorena.r7, pensamos em selecionar as cinco músicas que mais falam sobre o nosso país. Assim, temos singles para todos os gostos e épocas. Desde as composições que falam sobre as belezas naturais do país, até aquelas que fazem crítica contra as formas de governo. Então, chega de enrolaço e vamos a elas. 

Leia mais: Vitão, Maneva e Bruninho & Davi no palco do Teatro Bradesco

5 - Aquarela do Brasil - Ary Barroso

Composta por Ary Barroso em 1939, Aquarela do Brasil é a canção brasileira mais regravada de todos os tempos. De acordo com o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), ela possui 399 versões de diversos artistas espalhados pelo mundo como Tim Maia, Wilson Simonal, Gal Costa e Carmem Miranda, na qual ficou conhecida mundialmente. Além do mais, ela foi considerada a décima segunda maior do país segundo a revista Rolling Stone Brasil e, de acordo com uma eleição da Rede Globo de Televisão, também foi eleita a melhor canção do século XX.

Com um samba inigualável, a canção é um marco pois consegue reproduzir em palavras as belezas do nosso país. Ainda mais, a melodia e sua batida na voz de Carmem Miranda se transformaram em algo com identidade nacional, sendo reconhecido até por Walt Disney. No vídeo abaixo você pode curtir a versão cantada por João Gilberto, Caetano Veloso e Gilberto Gil.


João Gilberto, Caetano Veloso e Gilberto Gil cantam Aquarela do Brasil. (Reprodução/ YouTube @João Gilberto)


4 - Roda Viva - Chico Buarque 

A música Roda Viva, de Chico Buarque, foi lançada em 1967, sendo quatro anos após o início do período do governo militar no Brasil. Assim, a canção presenciou o período de maior repressão, que foi justamente nos primerios anos de regência do General Costa e Silva (1967 a 1969). A composição de Chico Buarque de Holanda retratava os "Anos de Chumbo", onde falava sobre a insegurança e de falta dos direitos individuais dos cidadãos, mas de uma maneira quase que imperceptível, pois as músicas com críticas ao governo militar eram facilmente barradas. Assim, os autores daquela época utilizavam várias figuras de linguagem para que, assim, conseguisse ser aprovada para o mercado musical. 

Ela foi apresentada no "III Festival da Música Popular Brasileira", organizado pela RecordTV, no então "Festival da Canção de 1967", sendo a vencedora entre todas as outras músicas. Roda Viva é reconhecidamente uma das mais importantes do repertório da MPB (Música Popular Brasileira), principalmente pela sua importância política.


Chico Buarque de Holanda retrata o Brasil de 1967. (Reprodução/ YouTube @Som Livre)


3 - Brasil  - Cazuza

Na terceira posição, uma música de um dos maiores artistas do nosso país em todos os tempos. Cazuza era reconhecidamente "exagerado", mas tinha uma "loucura" necessária para exaltar e criticar a forma de se viver e governar o Brasil. Dentre tantos trabalhos, podemos destacar três canções que muito simbolizam tantos desejos de mudança que os anos 80 trouxeram ao nosso país: Ideologia, O Tempo Não Para e Brasil. 

Sempre com letras fortes, essas composições trazem o sentimento de revolta e de um grito de transformação que se perpetua até os dias atuais. A música Brasil foi uma ideia de manifesto político e social com a intenção de apagar o período militar e ir rumo a redemocratização e de uma sociedade com mais acesso à informação.


Cazuza traz um manifesto de mudança em Brasil. (YouTube/Universal Music)


2 - Coração de Estudante - Milton Nascimento

Ainda nos anos 80, vamos para uma música que se tornou "Hino" da Diretas Já, na qual o povo foi às ruas pedindo o direito ao voto direto. Com uma letra encarnada em sonhos de um país que iria se levantar pelas mãos da juventude, a composição traz um sentimento de algo que precisa ser libertado. Apesar de ser criada em 1983, a ideia inicial era que a composição de Milton Nascimento e Wagner Tiso apenas fosse usado em um documentário sobre a vida política de João Goulart, ainda nos anos 60. 

Porém, por estar inserida em uma época em que o governo militar já demonstrava fraqueza, a canção foi utilizada meio que como um clamor popular. Dessa forma, tal como Roda Viva, a letra ajudava na múltipla interpretação do ouvinte, e isso fez com que ela também fosse aprovada pela órgão de censura. Além disso, Coração de Estudante foi cantada em coro no enterro do presidente eleito Tancredo Neves, que morreu antes de ser empossado em 1985. 


Coração de Estudante foi um hino dos anos 80. (Reprodução/YouTube @Milton Nascimento)


1 - Que País é Este? - Legião Urbana 

Chegando ao primeiro lugar da nossa lista, trazemos uma canção que consegue furar barreiras de tempo, gerações e que parece que continuará sendo eternamente atual. A música Que País é Este? ganhou várias versões ao logo do tempo, desde que foi lançada em 1987, pela banda de rock nacional Legião Urbana. Ainda mais, o ano do lançamento desta canção foi repleto de músicas com críticas à política nacional. Na frente desses manifestos musicais, o vocalista Renato Russo conseguiu transformar uma composição em um total desabafo do povo brasileiro, descrevendo corretamente em "Ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação". 

Com vários casos de corrupção e de escândalos na política nacional sendo sempre divulgados pela imprensa, o dito "Que País É Este" virou uma expressão de contestação popular. 


A música Que País é Este? traz a ideia de protesto popular. (Reprodução/YouTube @Legião Urbana)


E aí, gostou da nossa seleção desta semana? Então fique ligado, pois toda semana trazemos uma lista especial aqui no site Lorena.R7

 

(Foto destaque: Top5daLorena: as músicas que muito falam sobre o Brasil. Tasso Marcelo/ Estadão Conteúdo - 23/11/1993)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo