Empreendedorismo

Top 10 das Redes sociais mais usadas por empresas no Brasil

As redes sociais oferecem às empresas a capacidade de construir relacionamentos de confiança com clientes e aumentar a visibilidade da marca.

29 Mai 2023 - 14h00 | Atualizado em 29 Mai 2023 - 14h00
Top 10 das Redes sociais mais usadas por empresas no Brasil Lorena Bueri

Com as mudanças na forma como as pessoas compram e interagem atualmente, as empresas estão sempre à procura de novas maneiras de atingir seus públicos-alvo. Esta é a razão pela qual as redes sociais se tornaram a principal ferramenta de marketing. Se você também deseja se beneficiar de seu poder, certifique-se de escolher bem entre as principais redes sociais brasileiras. Saiba qual é a importância das redes sociais para os negócios, quais foram as redes sociais mais usadas em 2022 e como escolher entre elas.

Qual é a importância das redes sociais para os negócios
As redes sociais proporcionam às empresas a capacidade de construir e manter uma relação de confiança com seus clientes, pois elas possibilitam o contato direto e a interação com o público. Essa ligação é essencial para qualquer negócio que deseja se destacar e alcançar os seus objetivos de marketing.
Além disso, as redes sociais permitem que marcas e empresas façam anúncios segmentados. O marketing segmentado direciona o conteúdo apenas para aqueles interessados, economizando muito tempo e dinheiro em comparação com tradicionais campanhas publicitárias.


Top 10 das Redes sociais mais usadas por empresas no Brasil (Foto:Reprodução/Pinterest)


Quais foram as redes sociais mais usadas em 2022
De acordo com dados do site Social Media Today, listamos as redes sociais mais usadas no Brasil em 2022 e sua funcionalidade. Confira:

WhatsApp
É a plataforma de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp foi a rede social mais usada no Brasil em 2022, com um total de 165 milhões de usuários. Ele permite que os usuários enviem mensagens, façam ligações, enviam fotos e vídeos em grupo. É uma ferramenta muito poderosa para as empresas, pois possibilita a criação de grupos de compartilhamento de conteúdo, promoções e mais.

YouTube
Em segundo lugar temos o YouTube, que movimentou 142 milhões de contas ativas no Brasil. A plataforma é a segunda maior do mundo e um excelente canal para anunciar e promover produtos e conteúdos. As empresas e marcas podem criar conteúdos divertidos e informativos, que ajudam a melhorar a visibilidade e aumentam o engajamento.

Instagram
Com 122 milhões de usuários na rede em 2022, o Instagram é a terceira rede social mais usada em 2022, especialmente para promover conteúdos visuais de alta qualidade. Esta plataforma é extremamente poderosa para engajar o público e construir marcas, que utilizam a plataforma para criar stories, lives e anúncios pagos para criar uma maior conexão com as pessoas.
Facebook
Na quarta posição temos o Facebook, com 116 milhões de usuários ativos no país. Além de possibilitar a criação de páginas empresariais, anúncios segmentados e grupos para promover serviços e produtos. Esta plataforma oferece uma variedade incrível de recursos que ajudam as empresas a alcançar e conectar-se com seus clientes.

TikTok
O TikTok é uma das redes sociais mais recentes, 74,1 milhões de pessoas usaram a rede no Brasil em 2022. Esta plataforma incentiva os usuários a criarem vídeos curtos e criativos para compartilhar no seu feed. É uma ótima maneira de promover sua marca, se conectar e alcançar um público jovem e engajado.

Messenger
O Messenger é outra plataforma de mensagens popular, com 65,5 milhões de usuários ativos em 2022. Ele fornece recursos como mensagens de grupo, enquetes e mais. É uma ferramenta muito útil para as empresas que desejam se comunicar com seus clientes de maneira rápida e direta. Assim melhorando o suporte e proporcionando um atendimento personalizado e com mais rapidez.

LinkedIn
O LinkedIn é destinado principalmente a profissionais e pessoas em busca de novas oportunidades de carreira. Esta acumulou 63 milhões de usuários no país e é essencial para empresas que buscam contratar talentos e se conectar com profissionais qualificados. Além de compartilhar atualizações, anúncios segmentados no intuito de atingir empresas e profissionais, gerando assim, possíveis parcerias.

Pinterest
O Pinterest é uma plataforma de mídia social especialmente para compartilhamento de imagens. Esta rede reúne 46 milhões de usuários no Brasil, e é especialmente útil para empresas que desejam promover o conteúdo visual e comércio eletrônico.

Kwai
Com 45 milhões de usuário, o Kwai é uma plataforma de vídeo muito popular, e rival do TikTok, por oferecer praticamente o mesmo serviço. Esta rede social possibilita compartilhamento de vídeos curtos e é especialmente útil para as empresas que querem promover conteúdo divertido e informativo.

Twitter
O Twitter chega na décima posição com 19 milhões de usuários ativos no país, e é especialmente útil para as empresas que desejam promover conteúdos relevantes e interessantes. Esta plataforma fornece aos usuários a capacidade de compartilhar vídeos, fotos, textos, além das empresas, participarem de conversas e responder pessoas de maneira rápida, direta e em tempo real.

Como escolher entre as redes sociais mais usadas
Para escolher a melhor rede social para o seu negócio, é importante identificar o seu público-alvo, analisar o tipo de conteúdo que você deseja compartilhar, determinar seus objetivos e considerar a concorrência. Outra coisa a se considerar é a avaliação dos recursos e funcionalidades de cada plataforma. Use as métricas de monitoramento para acompanhar os resultados e ajustar sua estratégia de marketing, de acordo com suas necessidades.

Foto Destaque: Icons redes sociais:Reprodução/Pinterest

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo