Notícias

Título de eleitor on-line: saiba como pedir documento sem sair de casa; prazo termina nesta quarta

Brasileiros têm até hoje para pedir primeira via ou regularizar título de eleitor; procedimento pode ser feito no site do Tribunal Superior Eleitoral

04 Mai 2022 - 18h30 | Atualizado em 04 Mai 2022 - 18h30
Título de eleitor on-line: saiba como pedir documento sem sair de casa; prazo termina nesta quarta Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (4), termina o prazo para que os brasileiros a partir de 16 anos peçam a primeira via do título de eleitor ou regularizem antes das eleições de 2022. Esse procedimento pode ser feito pela internet pelo título net.

Existe uma lei que determina o prazo de 150 dias para o fechamento da regularização e cadastros eleitorais (Lei n° 9.504/97- artigo 91). Durante esse período, as pessoas podem resolver pendências como transferência de domicílio, ou justificar ausência em eleições anteriores.

Para evitar contratempos, é importante solicitar a primeira via ou regularizar o título quanto antes, pois nos últimos dias do prazo a procura pelo serviço é alta", diz o TSE.

Como fazer o cadastro?

Tanto a primeira via quanto as regularizações necessárias, devem ser feitas através do site título net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No site é preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral, e para os homens, comprovante de quitação do serviço militar.

Para quem vai tirar o documento pela primeira vez, deve informar na página de requerimento do site, a unidade da federação em que reside. Os documentos necessários são:

  • Uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Em seguida no site, será preciso marcar a opção não tenho — para indicar que não possui título de eleitor anterior — após essas etapas, os documentos serão enviados e analisados pela Justiça Eleitoral.

E para aqueles que precisam fazer alterações no cadastro, deve verificar a situação junto à Justiça Eleitoral, pela internet. Feito isso, deverá acessar o título net, e solicitar o requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária.


Como tirar o título de eleitor pela internet (Video: Reprodução/Youtube)


E- Título

Outra maneira de consultar as pendências que precisam ser resolvidas, pode ser feita também pelo aplicativo e-título. O aplicativo ainda pode ser usado como título digital.

 

 

Foto destaque: Título de eleitor. Reprodução/Instagram.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo