Tech

Tiktok é banido no Canadá em dispositivos governamentais

Governo do Canadá proíbe uso do TikTok em dispositivos governamentais para proteger a privacidade e segurança dos usuários, seguindo exemplo de outras nações.

01 Mar 2023 - 21h18 | Atualizado em 01 Mar 2023 - 21h18
Tiktok é banido no Canadá em dispositivos governamentais Lorena Bueri

O aplicativo chinês,TikTok, tem levantado questões quanto à privacidade e segurança dos seus usuários ao redor do mundo. Por isso, o governo do Canadá tomou a decisão de proibir o uso do TikTok em dispositivos governamentais. A medida foi tomada visando a proteção dos dados dos seus usuários e evitar ameaças à segurança nacional.



Pessoa usando o Tiktok (Reprodução/Unsplash)


O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, destacou que a medida tomada para proibir o uso do TikTok em dispositivos governamentais foi cuidadosamente analisada para garantir a segurança dos cidadãos canadenses na internet. Trudeau afirmou que essa ação é provavelmente a única medida que o governo precisará realizar, já que o objetivo é evitar ameaças à segurança nacional e proteger a privacidade dos usuários. 

A decisão do governo canadense segue a linha de outras nações que também estão preocupadas com a coleta de dados do TikTok e os seus possíveis riscos à segurança cibernética.

A proibição entrou em vigor a partir do dia 28, portanto funcionários federais não podem possuir e nem baixar mais o aplicativo. Em um comunicado, Mona Fortier, atual presidente do Conselho do Tesouro do Canadá, disse que os métodos de coleta de dados do TikTok são um risco aos conteúdos do telefone.

Em resposta, o TikTok questionou a posição do Canadá e achou interessante o fato de o governo tomar essa medida depois de proibições semelhantes terem ocorrido na União Europeia e nos Estados Unidos. Os porta vozes do tiktok afirmaram que em momento algum o governo do Canadá os procurou questionando esses tais “riscos” na segurança do aplicativo.

Os problemas de privacidade e segurança que envolvem o TikTok não são exclusividades do Canadá, na semana passada, a Comissão Europeia implementou uma medida semelhante à do Canadá ao introduzir uma medida semelhante. Enquanto que desde dezembro de 2022, os Estados Unidos proibiram o uso do TikTok em dispositivos governamentais com a aprovação de um projeto de lei pelo Senado. A Índia, por outro lado, já não utiliza mais o aplicativo, pois o baniu em 2020.

Foto destaque: Ícone do Tiktok (Reprodução/Saudigazette)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo