Notícias

The New York Times diz que símbolos em soldados da Ucrânia ajudam russos

Defesa ucraniana publicou fotos de militares usando uniformes com emblemas que remetem ao nazismo, O presidente russo, Vladimir Putin, justificou o ato afirmando que a invasão tem o objetivo de “desmilitarizar e desnazificar” a região.

06 Jun 2023 - 18h20 | Atualizado em 06 Jun 2023 - 18h20
The New York Times diz que símbolos em soldados da Ucrânia ajudam russos Lorena Bueri

Desde o início da invasão na Ucrânia, Kiev e aliados da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a aliança militar ocidental, postaram e depois apagaram três publicações aparentemente ineficiente: um soldado em pé num grupo, outro descasando numa trincheira e um socorrista na frente de um caminhão. Em cada foto, ucranianos uniformizados usavam distintivos com símbolos que se tornaram notórios pela Alemanha nazista e a partir daí fazem parte da iconografia de grupos de ódio de extrema direita.

As fotos destacam a complicada relação dos militares ucranianos com as imagens nazistas, uma compatibilidade forjada sob a ocupação alemãs e soviéticas durante o período da segunda Guerra Mundial. Essa relação se tornou especialmente delicada porque o presidente da Rússia, Vladmir Putin, fez declarações falsas dizendo que a Ucrânia é um Estado nazista, argumentação que usou para justificar a invasão.

A Ucrânia trabalhou durante anos para conter um movimento marginal de extrema direita cujos integrantes fazem o uso dos símbolos da história nazista e defendem pontos de vista hostis à esquerda, a minorias étnicas e movimentos LGBTQIA+. Parte desses grupos lutam contra a Rússia desde que o Kremlin anexou parte da região da Crimeia, em 2014 e, agora fazem parte da estrutura militar mais ampla.


Um soldado ucraniano usando um emblema com o símbolo "Totenkopf" (Reprodução/TheNewYorkTimes)


A iconografia desses grupos, que inclui um símbolo de caveira e ossos cruzados usados por guardas de campos de concentração e um emblema conhecido como “Sol Negro”, nos dias atuais aparecem com certa regularidade nos uniformes de soldados. Alguns justificam o símbolo como soberania e orgulho aos ucranianos, e que não teria relação ao nazismo.

"O que me preocupa, no contexto ucraniano, é que as pessoas que estão em posições de liderança ou não o fazem ou não estão dispostas a reconhecer e entender como esses símbolos são vistos fora da Ucrânia", diz Michael Colborne, pesquisador do grupo investigativo Bellingcat que estuda a extrema direita. "Ucranianos precisam perceber que essas imagens minam o apoio ao país”.

O Ministério da Defesa ucraniano disse em nota, que o país sofreu muito sob a ocupação alemã, “enfatizamos que a Ucrânia condena categoricamente qualquer manifestação de nazismo”.

Até o momento, as fotos não arruinaram o apoio internacional à guerra. Porém, deixaram alguns diplomatas, jornalistas e grupo de defesa em uma posição difícil.

Foto destaque: Soldados que lutam no Exército ucraniano usam emblemas de unidades militares nazistas. Reprodução/The New York Times

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo