Música

The New York Times considera "Folklore" momento marcante da pandemia

Jornal americano reuniu 17 momentos da cultura pop que foram marcantes durante a pandemia de Covid-19 por ajudarem as pessoas a passarem pelo período de isolamento social.

09 Abr 2023 - 18h09 | Atualizado em 09 Abr 2023 - 18h09
The New York Times considera 'Folklore' momento marcante da pandemia Lorena Bueri

Três anos após a Organização Mundial da Saúde declarar a pandemia de COVID-19, ainda em um momento em que doença estava um pouco mais controlada, o The New York Times – um dos jornais mais conhecidos no mundo – divulgou uma coletânea com 17 momentos da cultura pop que foram considerados marcantes.

De acordo com o jornal norte-americano, as produções artísticas como séries, filmes, músicas, desafios de TikTok, lives e realities tiveram um maior destaque pelo fato de que durante o isolamento social, estes produtos ajudaram o público a aliviar um pouco a tensão da pandemia e tirar os acontecimentos um pouco da cabeça.

Uma das novidades que surgiram durante a pandemia, que impactou não só os fãs, mas a indústria fonográfica como um todo, foi o anúncio do lançamento de “folklore”. O disco é o oitavo álbum de estúdio da cantora e compositora Taylor Swift. Disponibilizado em julho de 2020, foi a estreia da artista em uma nova era musical, saindo do estilo country e pop para o estilo folk.

“Se os primeiros meses do que agora casualmente chamamos de “quarentena” foram marcados pelo medo e pela incerteza, em julho de 2020 havíamos entrado na era da monotonia. Em muitos estados, os cinemas ainda estavam fechados, os locais de concertos não haviam reaberto e as reuniões internas eram proibidas. Foi quando “Folklore” de Taylor Swift caiu – o primeiro de três álbuns originais que ela lançaria entre 2020 e 2023”, começou o The New York Times.


A divulgação do álbum foi realizada no Instagram da artista. (Foto: Divulgação/Instagram)


O anúncio do lançamento foi realizado pela própria Taylor Swift em suas redes sociais. A cantora compartilhou que as músicas foram compostas e gravadas durante a quarentena seguindo todos os cuidados e medidas de proteção. O álbum foi lançado no dia 27 de julho de 2020.

"Escrevi e gravei essas canções em isolamento, mas com a colaboração de alguns dos meus heróis musicais", afirmou Taylor. "Muitas das coisas que eu planejei neste verão acabaram não acontecendo, mas está aí algo que eu não planejei e aconteceu. E isso é meu oitavo álbum de estúdio, o 'Folklore'. Surpresa. Esta noite, meia-noite, vou lançar o álbum completo com canções nas quais coloquei todo o meu capricho, sonhos, medos e reflexões”, concluiu a cantora.

Na reportagem, o escritor e comentarista de cultura Elamin Abdelmahmoud classifica o momento como “a voz da superestrela em nossos ouvidos”.

“Inúmeros bate-papos em grupo foram criados para elogiar suas melodias e dissecar suas letras. Justo quando mais desejávamos proximidade, os vocais da Srta. Swift, gravados no confinamento de seu quarto, pareciam íntimos sem precedentes. Se seus álbuns anteriores foram feitos para o maximalismo pop, “Folklore” soou tão despojado que você podia literalmente ouvi-la respirar”, escreveu Abdelmahmoud.


Taylor Swift durante o documentário "Folklore: Sessões no Long Pond Studio". (Foto: Divulgação/Disney+)


“'Folklore' chegou como um presente que só uma das maiores estrelas pop do planeta poderia nos dar: um álbum do qual não podíamos parar de falar exatamente no momento em que precisávamos de algo para ficarmos obcecados juntos e nos ajudar a marcar a diferença entre os dias”, finalizou o comentarista.

Além da parceria com Bon Iver na faixa “exile”, o álbum também contou com clipes que foram roteirizados e dirigidos pela artista. Entre eles, a faixa “cardigan”.


Clipe oficial de "cardigan", segunda faixa do álbum "folklore". (Vídeo: Divulgação/YouTube)


Ainda no mesmo ano, “folklore: sessões no long pond studio”, lançado em novembro de 2020, foi um documentário dirigido e produzido por Taylor na plataforma de streaming Disney+. O longa-metragem aborda os bastidores das gravações do disco.


Trailer do documentário "folklore: sessões no long pond studio". (Vídeo: Divulgação/YouTube)


Lançado no ano seguinte, sem relação com “folklore”, mas que também revolucionou o mercado musical foi o curta-metragem “All Too Well: The Short Film”. O curta-metragem também escrito e dirigido pela cantora é baseado na versão estendida da música “All Too Well”, relançada no álbum Red, em 2021.


"All Too Well: The Short Film" foi um curta-metragem da versão extendida da faixa do álbum "Red", de 2021. (Vídeo: Divulgação/YouTube)


Atualmente, Taylor Swift segue promovendo sua turnê, a “The Eras Tour”. É a sexta turnê mundial da artista, que já conta com mais de 50 concertos confirmados e ingressos esgotados somente nos Estados Unidos.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo