Música

The New York Times considera "Folklore" momento marcante da pandemia

Jornal americano reuniu 17 momentos da cultura pop que foram marcantes durante a pandemia de Covid-19 por ajudarem as pessoas a passarem pelo período de isolamento social.

09 Abr 2023 - 18h09 | Atualizado em 09 Abr 2023 - 18h09
The New York Times considera 'Folklore' momento marcante da pandemia Lorena Bueri

Três anos após a Organização Mundial da Saúde declarar a pandemia de COVID-19, ainda em um momento em que doença estava um pouco mais controlada, o The New York Times – um dos jornais mais conhecidos no mundo – divulgou uma coletânea com 17 momentos da cultura pop que foram considerados marcantes.

De acordo com o jornal norte-americano, as produções artísticas como séries, filmes, músicas, desafios de TikTok, lives e realities tiveram um maior destaque pelo fato de que durante o isolamento social, estes produtos ajudaram o público a aliviar um pouco a tensão da pandemia e tirar os acontecimentos um pouco da cabeça.

Uma das novidades que surgiram durante a pandemia, que impactou não só os fãs, mas a indústria fonográfica como um todo, foi o anúncio do lançamento de “folklore”. O disco é o oitavo álbum de estúdio da cantora e compositora Taylor Swift. Disponibilizado em julho de 2020, foi a estreia da artista em uma nova era musical, saindo do estilo country e pop para o estilo folk.

“Se os primeiros meses do que agora casualmente chamamos de “quarentena” foram marcados pelo medo e pela incerteza, em julho de 2020 havíamos entrado na era da monotonia. Em muitos estados, os cinemas ainda estavam fechados, os locais de concertos não haviam reaberto e as reuniões internas eram proibidas. Foi quando “Folklore” de Taylor Swift caiu – o primeiro de três álbuns originais que ela lançaria entre 2020 e 2023”, começou o The New York Times.


A divulgação do álbum foi realizada no Instagram da artista. (Foto: Divulgação/Instagram)


O anúncio do lançamento foi realizado pela própria Taylor Swift em suas redes sociais. A cantora compartilhou que as músicas foram compostas e gravadas durante a quarentena seguindo todos os cuidados e medidas de proteção. O álbum foi lançado no dia 27 de julho de 2020.

"Escrevi e gravei essas canções em isolamento, mas com a colaboração de alguns dos meus heróis musicais", afirmou Taylor. "Muitas das coisas que eu planejei neste verão acabaram não acontecendo, mas está aí algo que eu não planejei e aconteceu. E isso é meu oitavo álbum de estúdio, o 'Folklore'. Surpresa. Esta noite, meia-noite, vou lançar o álbum completo com canções nas quais coloquei todo o meu capricho, sonhos, medos e reflexões”, concluiu a cantora.

Na reportagem, o escritor e comentarista de cultura Elamin Abdelmahmoud classifica o momento como “a voz da superestrela em nossos ouvidos”.

“Inúmeros bate-papos em grupo foram criados para elogiar suas melodias e dissecar suas letras. Justo quando mais desejávamos proximidade, os vocais da Srta. Swift, gravados no confinamento de seu quarto, pareciam íntimos sem precedentes. Se seus álbuns anteriores foram feitos para o maximalismo pop, “Folklore” soou tão despojado que você podia literalmente ouvi-la respirar”, escreveu Abdelmahmoud.


Taylor Swift durante o documentário "Folklore: Sessões no Long Pond Studio". (Foto: Divulgação/Disney+)


“'Folklore' chegou como um presente que só uma das maiores estrelas pop do planeta poderia nos dar: um álbum do qual não podíamos parar de falar exatamente no momento em que precisávamos de algo para ficarmos obcecados juntos e nos ajudar a marcar a diferença entre os dias”, finalizou o comentarista.

Além da parceria com Bon Iver na faixa “exile”, o álbum também contou com clipes que foram roteirizados e dirigidos pela artista. Entre eles, a faixa “cardigan”.


Clipe oficial de "cardigan", segunda faixa do álbum "folklore". (Vídeo: Divulgação/YouTube)


Ainda no mesmo ano, “folklore: sessões no long pond studio”, lançado em novembro de 2020, foi um documentário dirigido e produzido por Taylor na plataforma de streaming Disney+. O longa-metragem aborda os bastidores das gravações do disco.


Trailer do documentário "folklore: sessões no long pond studio". (Vídeo: Divulgação/YouTube)


Lançado no ano seguinte, sem relação com “folklore”, mas que também revolucionou o mercado musical foi o curta-metragem “All Too Well: The Short Film”. O curta-metragem também escrito e dirigido pela cantora é baseado na versão estendida da música “All Too Well”, relançada no álbum Red, em 2021.


"All Too Well: The Short Film" foi um curta-metragem da versão extendida da faixa do álbum "Red", de 2021. (Vídeo: Divulgação/YouTube)


Atualmente, Taylor Swift segue promovendo sua turnê, a “The Eras Tour”. É a sexta turnê mundial da artista, que já conta com mais de 50 concertos confirmados e ingressos esgotados somente nos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM

Botafogo empata com Aurora e precisa de vitória simples no jogo de volta Lorena Bueri

Botafogo empata com Aurora e precisa de vitória simples no jogo de volta

Após um jogo tenso, análise revela erros repetidos pelo Botafogo e a necessidade de uma reviravolta interna para garantir a vitória no próximo confronto
Larcamón assume culpa por eliminação do Cruzeiro e vê revés como aprendizado Lorena Bueri

Larcamón assume culpa por eliminação do Cruzeiro e vê revés como aprendizado

O Cruzeiro foi ao interior da Paraíba e perdeu para o Sousa por 2 a 0; o treinador cruzeirense assumiu a responsabilidade pela eliminação precoce na Copa do Brasil
Botafogo: auxiliar explica substituições e diz acreditar na conquista da vaga em casa Lorena Bueri

Botafogo: auxiliar explica substituições e diz acreditar na conquista da vaga em casa

Evandro Fornari, auxiliar técnico de Tiago Nunes, que foi expulso na partida entre Aurora e Botafogo pela Conmebol Libertadores se manifestou em entrevista coletiva, demonstrando confiança
Tom Cruise termina relacionamento com Elsina Khayrova após conhecer os filhos da socialite  Lorena Bueri

Tom Cruise termina relacionamento com Elsina Khayrova após conhecer os filhos da socialite

Fontes afirmam que o namoro entre o ator e a “Kardashian russa” esfriou depois que o ator conheceu os filhos dela, frutos de um casamento anterior com um oligarca russo
Florinda Meza faz homenagem a Roberto Bolaños, o eterno Chaves Lorena Bueri

Florinda Meza faz homenagem a Roberto Bolaños, o eterno Chaves

No Instagram, a intérprete de Dona Florinda fez uma linda declaração de amor a Roberto Bolaños, na data em que o ator estaria completando 95 anos
Ronaldinho Gaúcho dá show de habilidade e simpatia em programa Turco 'No Limite' Lorena Bueri

Ronaldinho Gaúcho dá show de habilidade e simpatia em programa Turco "No Limite"

No programa "Survivor All Star" ("No Limite"), da emissora turca TV8, o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho deu show de malabarismos, simpatia e habilidade com a bola
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo