No dia 18 de abril estreou na plataforma de streaming Paramount+ a série ‘The First Lady’, que traz diferentes períodos da política estadunidense pela perspectiva das primeiras damas. A trama irá trazer um olhar mais íntimo para os bastidores da política na Casa Branca pela perspectiva de Michelle Obama, Betty Ford e Eleanor Roosevelt, interpretadas respectivamente por Viola Davis, Michelle Pfeiffer e Gillian Anderson. A série, que promete ser uma antologia, tem estreia de seus episódios semanalmente na plataforma.
A série mal estreou e já foi criticada por algumas escolhas de caracterização envolvendo os personagens. Segundo o site Rotten Tomatoes, o consenso da crítica para a produção é que “apesar de atrizes formidáveis e uma plano de fundo histórico rico, a falta de foco e uma caracterização superficial torna ‘The First Lady’ como uma série de segunda categoria.”. Em um tweet, uma fã comentou que a caracterização da Michelle Obama na série parece mais um quadro de comédia do que uma série dramática.
#ViolaDavis is absolutely ridiculous portraying #MichelleObama. The exaggeration of her pursed lips is distracting and feels more like an #SNL spoof then serious drama. It's truly terrible. Somebody lied to Viola and told her it looked good. #Smh
— m*star (@miktickle) April 19, 2022
Fã comenta sobre a caracterização de Michelle Obama na série. (Reprodução/Twitter)
Embora com apenas um episódio publicado até o momento, a série vem tendo uma recepção mista sobre sua qualidade pela audiência, o que faz com que a antologia possa ter apenas uma temporada. A atriz que interpreta Michelle Obama, Viola Davis, está sofrendo críticas por sua representação da primeira dama, que segundo o consenso da audiência, traz maneirismos excessivos para a personagem a ponto de soar desrespeitoso com a figura pública que é a ex-primeira dama.
Sobre interpretar Michelle Obama, Viola Davis declarou: “Ela é um ser humano saudável, porque cresceu em um ambiente que se sentia reconhecida e sempre se sentiu digna”. A atriz que ganhou o Oscar por “Um Limite entre Nós” ainda não se pronunciou sobre as críticas sobre sua interpretação, assim como Michelle Obama.
Com apenas uma temporada encomendada pelo Showtime, estúdio que produz a série, a produção terá 10 episódios que intercalam os 3 núcleos que serão abordados durante a temporada.
Foto Destaque: Divulgação/Murray Close/Showtime