Saúde

Testes de covid não são obrigatórios no Catar durante a Copa

Fifa afirma que não houve casos da doença entre atletas. Os exames são apenas uma recomendação mesmo com o aumento de casos no mundo da subvariante BQ.1.

28 Nov 2022 - 20h00 | Atualizado em 28 Nov 2022 - 20h00
Testes de covid não são obrigatórios no Catar durante a Copa  Lorena Bueri

Os casos crescentes da Covid-19 no mundo por causa da subvariante da ômicron BQ.1, não irão impactar na Copa do Mundo. Segundo a Fifa, na primeira semana do Mundial, não houve nenhum caso reportado entre os atletas testados até o momento.

Entretanto, o protocolo da competição, que está em acordo com as autoridades sanitárias do país, não exige a testagem como essencial para a participação e circulação em atividades a céu aberto e em ambientes fechados. Os exames são apenas uma recomendação.


(Post: Twitter Organização Mundial da Saúde)


O ministério da saúde do Catar anunciou o fim da obrigatoriedade dos testes para entrar no país devido aos números baixos de casos logo no início de novembro.

"Antes dessa data, todos os estrangeiros tinham que apresentar um teste PCR negativo feito nas últimas 48 horas. Mas a comprovação de vacinação nunca foi obrigatória para os mais de um milhão de torcedores que aportaram ao Catar", afirmaram os repórteres especiais do jornal O Globo Bruno Marinho, Diogo Dantas, Tatiana Furtado que estão cobrindo o evento direto de Doha.

As tradicionais recomendações sanitárias continuam, como o uso de álcool gel e a frequente lavagem das mãos. Ainda há avisos sobre os cuidados com a Covid-19 espalhados pela cidade, nos metrôs e nas arenas da competição. O uso de máscaras por parte dos voluntários e funcionários da organização nos metrôs e nas arenas aumentou visivelmente na última semana de copa.

Nas entrevistas com os jogadores na Zona Mista há distribuição de máscaras descartáveis e o uso é obrigatório em algumas arenas.

"Se alguém que estiver envolvido no evento testar positivo, é necessário informar ao ministério da saúde catari, que repassará a informação à entidade", apuraram a equipe de reportagem. Os dados de saúde devem ser informados através de um aplicativo do governo. Os casos positivos para Covid-19 são monitorados.

Protocolo de testagem

Até o resultado sair, deve-se permanecer isolado por cinco dias desde a data do resultado do teste. Quando se tem um diagnóstico positivo, é necessário fazer um PCR para confirmá-lo, cujo resultado sairá entre quatro e dez horas a depender do participante do evento. Não há a possibilidade de antecipar o retorno mesmo que não tenha mais sintomas. A liberação é feita no sexto dia, sem a necessidade de nova testagem. Somente se a pessoa tenha sintomas leves ou nenhum sintoma.

 

Foto Destaque: Turista de máscara em torno do Hublot, o relógio da contagem regressiva do Mundial. Reprodução/Agência Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo