Saúde

Testes com resultados positivos para o Covid-19 voltam a crescer no Brasil

Na última semana, o país registrou mais de 200 mil novos casos de Covid-19; o aumento nos números levanta alerta para uma nova onda do coronavírus no país.

10 Jun 2022 - 21h44 | Atualizado em 10 Jun 2022 - 21h44
Testes com resultados positivos para o Covid-19 voltam a crescer no Brasil Lorena Bueri

O número de casos positivos para o coronavírus voltou a subir nessa última semana, é o que revela dados divulgados pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Segundo a associação os testes positivados para Covid-19 realizados nas farmácias brasileiras entre os dias 30 de maio e 1 de junho já somam quase 40% dos testes realizados durante todo o mês de maio.

A taxa de positividade da doença também aumentou, saltando de 24,78%, registrada em maio, para 27,54%, registrada durante a primeira semana de junho. Segundo a Abrafarma esse é o maio índice das últimas 16 semanas. A última vez que o Brasil voltou a registrar números expressivos foi em janeiro, quando o país registrou uma média de 39% de testes positivados para a covid. Em abril o índice foi de apenas 12% dos testes.

Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma os dados registram a necessidade de medidas de segurança mais eficazes. “Em uma semana, tivemos quase 40% do total de casos registrados em maio, o que impõe a necessidade de mais medidas de proteção e mais velocidade na aplicação das vacinas de reforço”, afirmou Sérgio.

Obrigatoriedade do uso de máscaras

Flexibilizada já a alguns meses, o uso de máscaras voltou a ser obrigatório em pelo menos três estados brasileiros e no Distrito Federal.


O uso de máscaras volta a ser recomendado em estados brasileiros como medida para prevençao do covid. (Foto: Reprodução/Poder 360).


Desde o final de maio algumas cidades de Minas Gerais voltaram a recomendar o uso do equipamento de proteção em estabelecimentos fechados, são elas: Bueno Brandão, Lavras, Monte Sião, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Senador José Bento. Nesta a Secretaria de Saúde de Belo Horizonte também voltou a recomendar o uso das máscaras. Em São Paulo o Comitê Científico do Estado aconselhou o retorno do equipamento de proteção individual (EPI) no dia 1º de junho.

No dia 2 a prefeitura do Rio de Janeiro também voltou atrás na flexibilização após reconhecer o aumento de casos de covid na cidade. Nas universidades públicas do estado o uso da máscara voltou a ser exigido. Diante do aumento de casos no Distrito Federal o Superior Tribunal Federal (STF) voltou a tornar obrigatório o uso de máscaras dentro do tribunal nesta quarta-feira (8).

A Secretaria de Saúde da unidade federativa encaminhou recomendação do uso obrigatório de máscaras ao Governo, que considerou a medida desnecessária por enquanto: “Para decidir se teremos a obrigatoriedade do uso das máscaras é necessário avaliar o conjunto de informações: infecção, internação e óbitos" publicou o governador Ibaneis Rocha (MDB) na quinta (9) no Twitter. Na tarde desta sexta-feira o Ceará divulgou o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados e ambientes abertos com aglomeração.

Foto Destaque: Teste para detecção do vírus Sars-Cov-2. Reprodução: Angela Ponce/Reuters.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo