Notícias

Teste nuclear poderá ser feito pela Coreia do Norte durante a visita de Biden a Seaul

Apesar do forte surto de Covid-19 na Coreia do Norte, “os preparativos para um teste nuclear de Pyongyang foram concluídos e só se busca o momento certo”, disse o parlamentar sul-coreano Ha Tae-keung após ser informado pela agência.

19 Mai 2022 - 16h43 | Atualizado em 19 Mai 2022 - 16h43
Teste nuclear poderá ser feito pela Coreia do Norte durante a visita de Biden a Seaul Lorena Bueri

A Coreia do Norte está com preparativos para um teste nuclear de acordo com o deputado sul-coreano, nesta quinta-feira (19), com base em um relatório do serviço de inteligência, o teste pode acontecer durante a visita do presidente dos Estados Unidos Joe Biden a Seul, na Coreia do Sul. Em declaração, o deputado Há Tae-keung disse que os testes nucleares foram concluídos "Os preparativos para um teste nuclear foram concluídos e estão buscando apenas o momento adequado", afirmou ele, logo após ser informado pelo Serviço de Inteligência Nacional.


Coreia do Norte pode tentar atrair atenção global em meio à visita de Biden (Foto: Reprodução/Exame/AFP/KCNA/AFP)


Mesmo diante de um surto de Covid-19 que afeta o país, Estados Unidos e Coreia do Sul consideram que o regime comunista de Kim Jong Un prossegue com o programa de desenvolvimento atômico e militar.

Logo após um número recorde de testes armamentistas desde o início desse ano, incluindo um míssil balístico intercontinental, Kim pode tentar distrair a atenção da opinião pública da crise de saúde com um possível teste nuclear, de acordo com analistas.

Há uma possibilidade real de que Kim decida causar "uma provocação" durante a primeira viagem à Ásia do presidente Joe Biden, que desembarcará nesta sexta-feira (20) à tarde em Seul, afirma os serviços de inteligência americano.

Diante disso, pode significar "mais testes de mísseis de longo alcance ou um teste nuclear, ou francamente todos, nos dias prévios, durante ou depois da viagem do presidente à região", disse Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional. Satélites em imagens indicam que a Coreia do Norte se prepara para um teste nuclear, que seria o sétimo de sua história.

Atrair a atenção global

A visita coincide com o grave surto de Covid-19 na Coreia do Norte, o primeiro anúncio oficial do país desde o início da pandemia, que afetou quase 2 milhões de pessoas com "febre". Em Seul, Biden realizará sua primeira reunião com o novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Se-yeol, que assumiu o cargo na semana passada. As negociações entre Washington e Pyongyang estão paralisadas há vários anos após um surpreendente acordo diplomático fracassado depois que o ex-presidente Donald Trump e Kim Jong Un se encontraram três vezes.

"Durante a visita do presidente Biden à Coreia do Sul e ao Japão, a Coreia do Norte vai querer atrair a atenção global com seu teste nuclear", disse Cheong Seong-chang, do Centro de Estudos da Coreia do Norte do Instituto Sejong, em Seul.

Analistas dizem que o acordo não fez nenhum progresso no desmantelamento do programa nuclear da Coreia do Norte. Kim recentemente apoiou a ideia de fortalecer o arsenal nuclear do país "o mais rápido possível".

De acordo com Park Won-kun, professor da Universidade Ewha, parte da culpa pela situação deve ser do governo Biden e sua "falta sistemática de atenção" à Coreia do Norte desde que assumiu o cargo.

"Estamos de volta onde é difícil fazer qualquer progresso na desnuclearização e nas relações EUA-Coreia do Norte", disse Park Geun-hye. "Realmente não há como parar a Coreia do Norte agora", acrescentou.

 

Foto Destaque: O líder norte-coreano Kim Jong UnImagem. Foto: Reprodução/Uol/AFP/KCNA/KNS

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo