Tech

Tesla deixa índice S&P 500 ESG e Elon Musk desabafa em seu Twitter

S&P 500 ESG retira Tesla com renovação na lista e leva Elon Musk a desabafar em seu Twitter. O índice avalia empresas de acordo com questões sociais e sobre o meio ambiente.

19 Mai 2022 - 21h30 | Atualizado em 19 Mai 2022 - 21h30
 Tesla deixa índice S&P 500 ESG e Elon Musk desabafa em seu Twitter  Lorena Bueri

A S&P Dow Jones retirou a Tesla de seu índice S&P 500 ESG Index. Os motivos citados pela remoção são problemas como discriminação racial e acidentes causados pelo sistema de piloto automático dos veículos da marca. O empresário responsável pela companhia, Elon Musk, se mostrou revoltado e utilizou seu Twitter para questionar a lista. As métricas da lista utilizam questões ambientais, sociais e de governança para avaliar as empresas e investidores atuais.

Margaret Dorn, diretora dos índices ESG da S&P Dow Jones nos Estados Unidos, cita outros motivos adicionais à retirada da Tesla, como os códigos de conduta da empresa sobre negócios ou seus métodos de aplicar o baixo carbono em suas produções. Desde 22 de abril o índice passa por uma repaginada com inúmeras mudanças em sua lista.


S&G guia investidores a escolherem suas próximas aplicações na Bolsa de Valores (Foto: Reprodução/ Facebook Charging Bull)


"Você não pode simplesmente pegar um comunicado sobre a missão de uma empresa como valor de face. Você tem que olhar suas práticas em todas estas dimensões importantes”, disse ela. Afirmação que pode ser considerada controversa, já que a marca é conhecida pela sua produção de carros elétricos.

Musk respondeu as críticas em seu Twitter: “Exxon está colocada entre as 10 melhores do mundo em ESG pela S&P 500, enquanto a Tesla não faz parte da lista! ESG é uma fraude. Tem sido usado como arma por falsos guerreiros da justiça social.”. Até agora a empresa Tesla não se pronunciou oficialmente. A S&P Dow Jones, ao ser perguntada sobre a crítica do multibilionário, disse por meio de um representante que “a lista não é um ranking das melhores companhias no quesito ESG”.

O clima de tensão continua a crescer em muitos dos investidores da empresa que mostram preocupação sobre questões como diversidade e mudanças climáticas. Os critérios da lista ESG ajudam os interessados a melhor escolherem seus ativos. Outro lado questiona a verdadeira função da empresa e se tais funções não deveriam ser tratadas no nível governamental e não empresarial.

 

Foto Destaque: Elon Musk apresenta produtos de sua marca Tesla. Reprodução/ AFP/ JIM WATSON/ AFP.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo