Notícias

Tereza Cristina, ministra da agricultura, confirma abertura do mercado com Canadá

A missão liderada por Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (mapa), confirma abertura de novos mercados no Canadá para exportação de carnes bovina e suína

14 Mar 2022 - 16h31 | Atualizado em 14 Mar 2022 - 16h31
Tereza Cristina, ministra da agricultura, confirma abertura do mercado com Canadá Lorena Bueri

Tereza Cristina,  ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (mapa), que anterioremente havia recebido diversos reconhecimentos de seu trabalho como parlamentar, foi premiada na categoria “Melhores deputados” na 11ª edição do Prêmio Congresso em Foco, veículo especializado na cobertura do Congresso Nacional. Além disso, ficou entre os 10 mais bem avaliados da Câmara dos Deputados e também foi reconhecida como uma das maiores defensoras do agronegócio brasileiro. 

Posteriormente, em 2018, Tereza foi reeleita para mais uma legislatura na Câmara dos Deputados, mas no fim do mesmo ano, foi convidada pelo presidente Jair Messias Bolsonaro a assumir o comando do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Sendo assim, tem buscado alternativas para expandir o mercado de carnes. 

Neste momento, está em uma missão para abertura de vendas no Canadá. A missão que vem sendo liderada por Tereza Cristina, confirmou a abertura do mercado de carnes bovina e suína para exportações brasileiras para o Canadá. Com relação a valores, afirma que podem sofrer um impacto de até 150 milhões de dólares nos próximos meses, informação repassada e apurada pelo jornalista Marcelo D’Angello.

No último final de semana, a ministra viajou rumo ao Canadá para localizar fornecedores de fertilizantes para o Brasil, tendo em vista que a Rússia vem sofrendo sanções mundiais como decorrência da guerra na Ucrânia. A importação de produtos por agricultores brasileiros pode ser afetada por conta dos conflitos no Leste Europeu.

Em seu twitter, Tereza mencionou que o primeiro compromisso foi com o representante da Potash Brazil, com o intuito de encontrar fertilizantes potássicos pois é necessário para que o país continue aumentando a oferta de alimentos e contribuindo com a segurança alimentar mundial.


Ministra, Tereza Cristina. (Foto Reprodução: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)


Neste ínterim, o Canadá é um dos maiores importadores dessas carnes e tinha os Estados Unidos como os principais fornecedores da mercadoria. No entanto, com a missão do Mapa, o Brasil tem visto como possibilidade a abertura de um mercado que consumiu importações da ordem de 1,5 bilhão de dólares, somente no ano passado.

Atualmente, o Brasil é líder em exportação de frango e carne bovina, além disso, é o quarto maior exportador de carne suína. Tereza ressalta que a possibilidade de vender as mercadorias para o Canadá significa gerar mais empregos e mais divisas para o país.

Foto Destaque: Ministra da Agricultura, Tereza Cristina – Reprodução: Antonio Araujo/MAPA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo