Saúde

Terceiro caso de raiva é confirmado em Minas Gerais

Três casos de raiva em crianças, duas mortes. Minas Gerais já investiga o quarto caso suspeito de infecção. Em Agosto e Setembro ocorrerá a vacinação de animais - potenciais transmissores da doença para humanos.

30 Abr 2022 - 11h20 | Atualizado em 30 Abr 2022 - 11h20
Terceiro caso de raiva é confirmado em Minas Gerais Lorena Bueri

Foi confirmado o terceiro caso de raiva humana em Minas Gerais. Das três crianças infectadas, duas morreram em menos de um mês. A primeira vítima fatal foi um menino de 12 anos, posteriormente uma menina com a mesma idade, também foi infectada e segue internada na UTI de Belo Horizonte. Uma criança de 5 anos foi segunda vítima fatal, em três casos confirmados. Todas as infecções foram identificadas na mesma região, a zona rural do Vale do Mucuri - cidade de Bertópolis. As duas primeiras infecções estão interligadas a mordidas de morcego.

A Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está investigando mais um caso suspeito. A nova vítima dessa infecção seria uma menina de 11 anos que segue internada e aguardando resultado dos exames para a confirmação do potencial quarto caso de raiva humana em crianças. 

Ainda de acordo com informações da Secretária de Saúde de MG, as campanhas de vacinação antirrábica animal, canina e felina, ocorrerá no meses de agosto e setembro. 


Vacinação contra a raiva.( Reprodução/ Miss Pet)


A vacinação tem por finalidade criar uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da raiva nas populações canina e felina de uma comunidade, e consequentemente prevenir a infecção da população humana pela raiva.

Os humanos infectados pela raiva podem apresentar mudança de comportamento, inquietude, perturbação do sono, alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordida. Se a doença evoluir, o paciente pode apresentar também alucinações e febre.

A transmissão dessa doença infecciosa aguda se dá por meio do contato com o vírus pela saliva do animal infectado e acomete também seres humanos.

A vacinação dos animais é essencial para reduzir o número de casos de raiva em animais e consequentemente diminuir também os casos de infecção em humanos já que a transmissão acontece após o contato. Em ambos os casos de infecção, a doença pode ser fatal.

 

 

Foto destaque: Morcego. (Reprodução/ Hoje em dia)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo