Money

Tendências para o setor Fintech em 2022

Após um ano de grandes conquistas no mercado de tecnologia, o setor fintech abre novos horizontes de investimentos e oportunidades para estender o seu crescimento.

12 Jan 2022 - 11h11 | Atualizado em 12 Jan 2022 - 11h11
Tendências para o setor Fintech em 2022 Lorena Bueri

Em 2021 as fintechs demonstraram grande potencial na indústria de tecnologia, conquistando um espaço entre os setores com maiores aportes. As fintechs atingiram um total de cerca de 20% do capital de risco em 2021, totalizando mais de US$ 130 bilhões em investimentos.

A fintech é a junção de “financial” e “technology”, se adequando ao setor de mercado onde as empresas utilizam a tecnologia para potencializar as negociações no mercado financeiro. Para este ano, as fintechs prometem impactar no dia a dia do consumidor, além da expansão da inclusão financeira, e, de acordo com o Diretor-executivo da Draper Venture Network, o dinheiro será de fácil movimentação pela África e tão rápida e barata quanto o WhatsApp.

Segundo Andrew Harrison, em países onde há oligopólio bancário, a inovação será incentivada apenas para manter a posição das empresas no mercado, e, qualquer medida que ponha em risco essa posição, será invalidada. O cenário não é o melhor para clientes que buscam serviços de qualidade, melhores taxas, empréstimos, entre outras opções disponíveis. Dessa forma, é aberta uma oportunidade de crescimento para os neobancos, aos quais, podem oferecer melhores produtos aos clientes e potenciais clientes para gerenciar seus status financeiro e investimentos.  


Fintech e suas tendências no ano de 2022 (Foto: Reprodução/Capital Research)


Uma tendência para o mercado é o foco em públicos específicos, quando, em um primeiro momento, a fintech visava trabalhar em produtos para soluções gerais. Sarah Morgenstern, sócia da firma Flourish Ventures, celebra a integração de softwares e pagamentos verticais especializados a públicos de pequenas e médias empresas, “desde caminhões a barbeiros”, ressalta a especialista em aportes. Outro ponto importante, destacado por Austin Arensberg (diretor-sênior do fundo de capital de risco Okta Ventures), é de os clientes poder transferir sua identidade financeira de forma segura e transparente, e, para tal conquista, é importante validar o potencial do “social login”, realizado por usuários já cadastrados.

O setor fintech demonstra uma abertura para novas oportunidades, visando abranger a gama de potenciais clientes e desafios para integrar o público para os novos produtos em desenvolvimento.

Foto destaque: Atualizações sobre as fintechs. Reprodução/Investidor Sardinha.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo