Moda

Tendências da alta-costura para o verão 2022

Para a Semana de Alta-Costura de Paris, as marcas trouxeram tendências que se pautaram na ideia de restrição. Com uma paleta mais contida, as coleções combinaram peças mais estruturadas com tecidos fluidos

27 Jan 2022 - 13h25 | Atualizado em 27 Jan 2022 - 13h25
Tendências da alta-costura para o verão 2022 Lorena Bueri

A Semana de Alta-Costura se encerra nesta quinta-feira (27), em Paris, e deixa para o verão 2022 tendências que espelham os tempos incertos pelos quais estamos passando desde o início da pandemia. Nas passarelas, as coleções apresentaram paletas de cores, formas, ideias e silhuetas de estética controlada, buscando refúgio em tradições já consolidadas. 


Desfile Chanel (Foto: Reprodução/ Chanel)


Montada em um cavalo, Charlotte Casiraghi, filha da princesa de Mônaco, abriu o desfile da Chanel vestindo uma jaqueta da grife. Em uma passagem que foi do trote elegante para um galope, ela reforçou a ideia de restrição ao exibir um look que se manteve intacto por toda a trajetória. 

Em seguida, Virginie Viard, diretora criativa da Chanel, apresentou uma coleção que trouxe como foco a relação existente entre a leveza e o rigor. Jaquetas e casacos mais estruturados foram combinados com vestidos e calças, peças feitas de tecidos mais leves como organza e seda. Em algumas produções, modelos usaram tailleurs de tweed com saias entreabertas na frente, revelando camadas de renda. 


Desfile Dior (Foto: Reprodução/ Dior)


A coleção de Maria Grazia Chiuri, diretora de criação da Dior, foi dedicada ao processo de criação humano, exibindo peças inteiramente confeccionadas à mão por uma minuciosa equipe de artesãos, costureiros e bordadeiros. Na cartela de cores de Chiuri, a restrição mais uma vez deu as caras. Cores como preto, azul-marinho, cinza e branco serviram de base para o trabalho dos bordadeiros. 

Na coleção da Dior, o bordado, que a propósito é um dos destaques da semana de moda, assumiu o papel de costura, unindo as partes de conjuntos de alfaiataria, vestidos e blazers. Apesar da rigidez, as peças de Chiuri também conversaram com a fluidez, assim como as da Chanel. Mais uma vez, estrutura e leveza se encontraram em conjuntos de seda e cashmere. 


Desfile Schiaparelli (Foto: Reprodução/ Schiaparelli)


Na coleção da Schiaparelli de Daniel Roseberry, também foi possível observar pontos como a restrição, uma cartela de cores mais contida e um olhar para a construção. Porém, o diretor criativo foi além ao apresentar uma atmosfera fantástica, com novas versões de clássicos da grife, que contaram com  referências à biologia, ciência, arqueologia e a antropologia. 

Entre as referências, esteve o sol, que foi considerado por muitas civilizações uma entidade de poder. A presença do astro pôde ser notada em diversos acessórios, como um chapéu cuja parte de cima tinha o formato de um cérebro dourado, bustos decorados com anéis metálicos ou uma bolsa dourada em formato de cabeça, com gavetas nos olhos e na boca. 

 

 

Foto destaque: Chanel apresenta coleção de alta-costura. Reprodução/ Chanel

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo