Notícias

Tempestade tropical atinge Filipinas e deixa 31 mortos

Uma tempestade tropical que se aproxima das Filipinas já causou chuvas fortes, inundações e deslizamentos de terra que contabilizam 31 vítimas fatais até o momento.

28 Out 2022 - 12h30 | Atualizado em 28 Out 2022 - 12h30
Tempestade tropical atinge Filipinas e deixa 31 mortos Lorena Bueri

Fortes chuvas no sul das Filipinas ocasionaram inundações e deslizamentos de terra com vítimas fatais. Como consequência de uma tempestade tropical que se aproxima, já foram registradas 31 mortes, de acordo com o divulgado pelo serviço de emergência do governo regional nesta sexta-feira.

As equipes de emergência e unidades militares prestam assistência aos moradores da região atingidos pela tempestade tropical Nalgae (Paeng). De acordo com o porta-voz e chefe da defesa civil da ilha de Mindanao, Naguib e Sinarimbo, 10 pessoas morreram em uma inundação na cidade de Datu Blah Sinsuat. Na cidade vizinha, mais três corpos foram encontrados quando as equipes de resgate vasculhavam por áreas de inundação. As unidades militares e equipes de emergência continuam patrulhando as áreas onde aconteceram deslizamentos de terra e inundações em busca de vítimas.

As chuvas intensas começaram na quinta-feira à noite, nessa região de governo mulçumano, que sofreu durante décadas com rebeliões separatistas armadas. Em Manila, a agência meteorológica afirmou que esses desastres foram causados pela tempestade tropical chamada de Nalgae (Paeng), que estava localizada a nordeste e que durante o fim de semana ainda deve atingir o arquipélago.


Moradores se abrigam em estádio (Foto:Reprodução/Remar Pablo/AFP)


O país asiático sofre com um histórico de desastres naturais e climáticos. Em abril deste ano o arquipélago foi atingido por outra tempestade tropical (Megi), que deixou mais de 167 mortos e 17 mil pessoas desabrigadas em razão das inundações e cortes de energia. Com ventos de 65 km/h, as cidades mais próximas aos rios e praias foram as que mais sofreram, chegando a ficarem submersas. 

As Filipinas costumam ter pelo menos 20 tempestades intensas e tufões por ano, mas nos últimos anos a intensidade dos eventos têm crescido, como consequência da emergência climática.  Localizada no sudoeste do Pacífico, o arquipélago é o mais atingido por eventos climáticos extremos da região. Nos últimos 50 anos, 75% das mortes na região foram em decorrência desses eventos de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.

Foto destaque: Crianças retiradas de área inundada por equipes de resgate Foto: Reprodução/Philippine Coast Guard (PCG)/AFP 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo