Notícias

Tempestade no Mississippi pode provocar tornados na região

O Centro de Previsão de Tempestades dos Estados Unidos pediu que as pessoas no Vale do rio Mississippi ficassem atentas para “um evento climático severo e significativo” na terça (29)

28 Nov 2022 - 18h40 | Atualizado em 28 Nov 2022 - 18h40
Tempestade no Mississippi pode provocar tornados na região  Lorena Bueri

Na manhã desta segunda-feira (28), o Centro de Previsão de Tempestades dos Estados Unidos comunicou que é possível o “surgimento de um tornado regional (é) possível na tarde e noite de terça-feira (29) em partes do baixo ao meio do Vale do Mississippi”. 

O Chefe de Operações de previsão do Centro de Previsão de Tempestades, Bill Bunting, disse, ao CNN Weather, que as chuvas terão o potencial de produzir fortes tempestades com capacidade de se tornarem tornados, ventos destruidores em linha reta e granizo. “Os detalhes sobre as áreas de maior risco de tornados ficarão mais claros à medida que a terça-feira se aproxima e as tendências de menor escala se tornam mais evidentes”, disse. 

Um alerta sobre um risco de nível 3 de 5 para tempestades severas foi emitido para toda a região. Entretanto, a maior ameaça da tempestade severa de terça-feira é a possibilidade de afetar mais de 25 milhões de pessoas do leste do Texas ao sul de Indiana. 


Veículo destruído em meio a árvores caídas após tornado em Mayfield, no Kentucky, EUA. Foto: REUTERS/Adrees Latif


Foi também observado pelo centro de previsão que “uma atualização categórica será possível em perspectivas posteriores”, o que significa que a ameaça de tempestade pode aumenta para um nível 4 ou 5 de 5.  A probabilidade é que tornados e ventos prejudiciais sejam gerados no baixo Vale do rio Mississipi após o anoitecer do dia 29, o que pode causar uma grande diferença na taxa de mortalidade. A hora do dia em que ocorre um tornado relaciona-se diretamente com o seu nível de risco, os tornados que ocorrem a noite tendem a ser mais perigosos devido a maioria das pessoas estarem dormindo e não saberem que precisam procurar um local seguro.

“Outro desafio com tornados noturnos, especialmente no outono e inverno, é que as tempestades geralmente se movem muito rapidamente, às vezes 50 ou 60 mph (80 ou 96 km/h)”, disse Bunting. “Isso significa que você deve tomar decisões rapidamente e se abrigar com base nas informações contidas no aviso de forte tempestade ou tornado, e não esperar até que a tempestade chegue.” Bunting preocupa-se também com o potencial de inundações devido as fortes chuvas de repetidas tempestades.

 

Foto destaque: Tornado em Wynnewood, Oklahoma, em maio de 2016. Roger Hill/BARCROFT IMAGES via GETTY IMAGES

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo