Notícias

Tempestade no Mississippi pode provocar tornados na região

O Centro de Previsão de Tempestades dos Estados Unidos pediu que as pessoas no Vale do rio Mississippi ficassem atentas para “um evento climático severo e significativo” na terça (29)

3 min de leitura
28 Nov 2022 - 18h40 | Atualizado em 28 Nov 2022 - 18h40

Na manhã desta segunda-feira (28), o Centro de Previsão de Tempestades dos Estados Unidos comunicou que é possível o “surgimento de um tornado regional (é) possível na tarde e noite de terça-feira (29) em partes do baixo ao meio do Vale do Mississippi”. 

O Chefe de Operações de previsão do Centro de Previsão de Tempestades, Bill Bunting, disse, ao CNN Weather, que as chuvas terão o potencial de produzir fortes tempestades com capacidade de se tornarem tornados, ventos destruidores em linha reta e granizo. “Os detalhes sobre as áreas de maior risco de tornados ficarão mais claros à medida que a terça-feira se aproxima e as tendências de menor escala se tornam mais evidentes”, disse. 

Um alerta sobre um risco de nível 3 de 5 para tempestades severas foi emitido para toda a região. Entretanto, a maior ameaça da tempestade severa de terça-feira é a possibilidade de afetar mais de 25 milhões de pessoas do leste do Texas ao sul de Indiana. 


Veículo destruído em meio a árvores caídas após tornado em Mayfield, no Kentucky, EUA. Foto: REUTERS/Adrees Latif


Foi também observado pelo centro de previsão que “uma atualização categórica será possível em perspectivas posteriores”, o que significa que a ameaça de tempestade pode aumenta para um nível 4 ou 5 de 5.  A probabilidade é que tornados e ventos prejudiciais sejam gerados no baixo Vale do rio Mississipi após o anoitecer do dia 29, o que pode causar uma grande diferença na taxa de mortalidade. A hora do dia em que ocorre um tornado relaciona-se diretamente com o seu nível de risco, os tornados que ocorrem a noite tendem a ser mais perigosos devido a maioria das pessoas estarem dormindo e não saberem que precisam procurar um local seguro.

“Outro desafio com tornados noturnos, especialmente no outono e inverno, é que as tempestades geralmente se movem muito rapidamente, às vezes 50 ou 60 mph (80 ou 96 km/h)”, disse Bunting. “Isso significa que você deve tomar decisões rapidamente e se abrigar com base nas informações contidas no aviso de forte tempestade ou tornado, e não esperar até que a tempestade chegue.” Bunting preocupa-se também com o potencial de inundações devido as fortes chuvas de repetidas tempestades.

 

Foto destaque: Tornado em Wynnewood, Oklahoma, em maio de 2016. Roger Hill/BARCROFT IMAGES via GETTY IMAGES

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo