Notícias

Temendo à mobilização de Putin russos correm para as fronteiras

Após anúncio de Putin que reservistas de todo o país seriam convocados para a Guerra na Ucrânia, homens russos com idades elegíveis fogem do país temendo por suas vidas.

29 Set 2022 - 20h00 | Atualizado em 29 Set 2022 - 20h00
Temendo à mobilização de Putin russos correm para as fronteiras Lorena Bueri

Centenas de milhares de russos estão enfrentando uma cansativa jornada para deixar o país. Muitos precisam passar seis dias na estrada, sendo sua maioria esperando na imensa fila para atravessar a fronteira.

A maioria das pessoas a cruzarem a fronteira são homens em idade de combate, que por medo de serem convocados para lutar na guerra do Kremilin na Ucrânia, acabam deixando o país. Mulheres e crianças também estão entre os russos que participam desta jornada, porém em menor número. Cerca de 10 mil pessoas passam todos os dias pela fronteira de Lars, de acordo com o Ministério do Interior da Geórgia.

Muitos estão indo embora devido a incerteza que o anúncio do presidente Vladimir Putin fez, quando disse na última semana que convocaria os reservistas para o front de batalha. O anúncio acabou gerando medo em grande parte dos russos, mesmo após Putin enfatizar que o ataque militar só seria travado por militares profissionais.

De acordo com Sergei Shoigu, ministro da Defesa da Rússia, os militares devem recrutar em média 300 mil homens que já possuam experiência militar para lutar na guerra da Ucrãnia.


                               

                                    Filas imensas são feitas a caminho da fronteira (Foto:Reprodução/Multinews)


Em entrevista para a CNN, o russo Vatsadze que cruzou a fronteira acompanhado de seu irmão, que é elegível para o draft, fez o percurso apenas com uma sacola contendo algumas roupas e seu cachorro. O mesmo diz estar emocionado por completar a jornada e conseguir chegar a Geórgia:

” Acho que talvez cerca da metade da nossa população pense que a guerra está errada, mas eles não podem se opor a ela porque é perigosa” diz o russo. ” É tudo porque não podemos mais confiar em nosso governo, porque eles nos contaram muitas mentiras[...] Ouvimos que não haveria nenhuma mobilização, mas seis meses depois estamos aqui”.

Homens de todas as profissões estão deixando o país, são médicos, taxistas, professores, advogados, por medo de tudo que pode vir a acontecer. E mesmo que muitos não concordem com o atual governo, a população acredita que não podem fazer nada para impedir as decisões de Putin, e acabam optando por deixar seu país natal, mesmo que a jornada para isso seja perigosa.

 

Foto Destaque: Homens russos fogem do país / Reprodução: Jornal de Notícias 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo