Por mais que tente, muitas vezes não há como fugir do estresse e quando ele surge transforma a rotina em uma verdadeira desordem. Porém, existem formas de amenizá-los, deixando assim um pouco mais fácil controlar os acontecimentos imprevistos do dia a dia.
Acredite se quiser, existe uma substância natural que o seu cérebro produz e que pode lhe ajudar a combater o estressa e ela se chama, endorfina. Este neuro-hormônio é liberado no nosso cérebro de diferentes modos, seja através de exercícios físicos ou com o consumo de chocolate, por exemplo. A endorfina é produzida por uma pequena glândula cerebral, chamada hipófise.
Gerando sempre a sensação de bem-estar alívio e relaxamento, quando produzida em grandes quantidades. Este neuro-hormônio tem a capacidade de aumentar a disposição física e mental, melhorando a resistência as mais diversas dores físicas que possamos passar.
Pessoa praticando exercícios (Foto: Reprodução/Unspash)
Portanto, se você quer amenizar o estresse do dia a dia é fundamental que a prática de exercícios físicos esteja presente na sua rotina. Durante a prática de atividades físicas, a endorfina age dando uma sensação de prazer, assim melhorando a sua motivação e performance durante o treino.
Não existe ao certo um tempo de exercício pré-determinado do qual possa se garantir que a endorfina comece a ser liberada mais intensamente no cérebro. Alguns estudos apontam que tanto exercícios aeróbios quanto anaeróbios podem provocar um aumento de sua concentração.
Porém, é fundamental que o período de descanso seja respeitado, não praticando exercícios em excesso. Deve-se evitar malhar próximo ao horário de dormir, pois, tal prática pode dificultar a chegada do sono.
Outro modo de aumentar a produção de endorfina, é consumir mais alimentos ricos em fibras e minerais, como feijão, ervilha, grão de bico, linhaça, aveia, milho, leite, iogurte, queijo branco e entre outras coisas.
Foto destaque: Pessoa estressada. Reprodução/Unsplash