Tech

Telescópio Webb captura detalhadamente planeta Júpiter

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) conseguiu capturar imagens surpreendentes minuciosas e detalhadas de Júpiter, seus anéis e até mesmo suas luas

18 Jul 2022 - 09h00 | Atualizado em 18 Jul 2022 - 09h00
 Telescópio Webb captura detalhadamente planeta Júpiter Lorena Bueri

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) capturou uma imagem do planeta júpiter, suas luas e seus anéis. A imagem faz parte dos dados Webb divulgados no Arquivo Mikulski para Telescópios Espaciais do Space Telescope Science Institute. Fotos das luas do planeta e seus anéis serviram de teste para o telescópio antes que as operações começassem oficialmente em 12 de junho. 

Ao redor do planeta é perceptível, à esquerda, uma lua que recebe o nome de "Europa”. Acredita-se que há um oceano abaixo de sua espessa crosta gelada, que possivelmente abrigaria vidas. À esquerda da grande mancha vermelha pode ser vista a sombra da “Europa”. “Tebes” e “Métis” estão visíveis na imagem também.

A Grande Mancha Vermelha, anteriormente citada, é uma tempestade de 400 anos que costumava ter o dobro da terra. Além de ser a maior do sistema solar, ela rola em sentido anti-horário entre duas faixas de nuvens que se movimentam em lados opostos em sua direção.  A velocidade de seus ventos equivale a 680 km por hora. 


Júpiter através do filtro de 3,23 NIRCam (Reprodução/Instagram)


Na foto também foram encontradas bandas distintas que rodeiam o planeta Júpiter, que o filtro de comprimento de onda curta do instrumento NIRCam conseguiu capturar. 

A grande novidade da foto foi os anéis em Júpiter. A ciência tem conhecimento disso desde 1979, quando a espaçonave Voyager 1 da NASA conseguiu fotografar. Segundo dados da espaçonave Galileo, que orbitam Júpiter de 1995 a 2003, os anéis foram criados devido a impactos de meteoróides em pequenas luas próximas. Quando questionado sobre o quão significativas essas imagens são, Bryan Holler, cientista do Space Telescope Science Institute em Baltimore disse, “Combinadas com as imagens de campo profundo divulgadas no outro dia, essas imagens de Júpiter demonstram a compreensão completa do que Webb pode observar, desde as galáxias observáveis ​​mais fracas e distantes até planetas em nosso próprio quintal cósmico que você pode ver a olho nu de seu quintal”.

Foto Destaque: Júpiter tirado por Webb. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo