Mundo Pet

Técnicas de quiropraxia em animais, o que é?

O procedimento é seguro e fornece explicações alternativas de diagnóstico e resolução dos problemas da coluna vertebral e relacionados a distúrbios neuro-músculo-esqueléticos

08 Nov 2022 - 12h13 | Atualizado em 08 Nov 2022 - 12h13
Técnicas de quiropraxia em animais, o que é? Lorena Bueri

Já ouviu falar em quiropraxia animal? Uma terapia manual direcionada para ajustar as vertebras, extremidades e suturas craniais. Sendo um complemente à medicina veterinária convencional. Oferecendo um significativo aumento na saúde e bem-estar dos bichos.       

De acordo com a médica veterinária quiro praxista Laura Mendes Gomes, essa prática, embora popular, é perigosa se não for executada por um profissional habilitado. De acordo com ela, é preciso ser formado em medicina veterinária para fazer o método em animais, porem, alguns outros lugares as pessoas utilizam as técnicas que se usa em humanos nos animais de estimação.

A veterinária alerta que será capaz de proporcionar “uma devolução da amplitude de movimento fisiológica do animal, ativação do sistema nervoso autônomo parassimpático, relaxamento, diminuição da pressão arterial, diminuição dos batimentos cardíacos, maior vascularização, oxigenação e relaxamento muscular”.

O tratamento quiroprático é indicado para questões neurológicos como epilepsia, lambedura das patas, paralisia, controle da dor, incontinência urinária e melhorar o condicionamento físico. Tendo como as principais indicações: atrofia muscular, manutenção do bem-estar, neuropatias, hérnia de disco, síndrome de Wobbler, displasia coxofemoral, problemas metabólicos e espondiloses (bico de papagaio).

E a quiropraxia é contra indicada se o pet estiver com um temperamento muito agressivo ou arisco, a técnica pode não ser a melhor escolha de tratamento. Também não tem indicação em casos de inchaço das articulações, problemas nos nervos ou vasculares, fraturas, tumores ou cicatrizes cirúrgicas.


Quiropraxia em cães. Foto: Reprodução/Instagram


A quiropraxia veterinária Dra. Camila Morandini diz que as articulações vertebrais são ajustadas com as mãos ou dedos, fazendo uma pressão extremamente rápida e precisa “ao longo do plano da articulação da vértebra afetada”. A maioria dos pets mostra uma visível melhora após a primeira a quarta sessão. Os problemas que são agudos frequentemente respondem rapidamente à terapia, ao passo que os problemas crônicos requerem tratamentos mais longos.

Pacientes com condições crônicas, em que a restrição do movimento da articulação aparece como resultados da doença, conseguem responder muito bem a um tratamento regular.

Foto Destaque: Quiropraxia Veterinária. Reprodução/Fisio Animal.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo