Saúde

Taxa de ocupação de UTIs para Covid-19 registra menor número desde o início da pandemia

O marco histórico foi atingido pela primeira vez e taxa ficou abaixo de 60% em todas as unidades do país; As informações foram divulgadas ontem (dia 25).

26 Mar 2022 - 10h35 | Atualizado em 26 Mar 2022 - 10h35
Taxa de ocupação de UTIs para Covid-19 registra menor número desde o início da pandemia Lorena Bueri

Em boletim divulgado ontem (dia 25/03) referente ao período de 6 a 19 de março, a Fiocruz trouxe dados que evidenciam um cenário positivo. Desde julho de 2020, a Fundação realiza o monitoramento de taxas relacionadas a Covid-19 e pela primeira vez, em todos os estados do país a taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) estão abaixo de 60%.

Segundo a classificação do Observatório Covid-19 Fiocruz, o índice indica um cenário positivo pois todas as unidades do Brasil estão fora da zona de alerta. Os dados foram extraídos para a pesquisa referem-se apenas ao Sistema Único de Saúde, o SUS.

O boletim informou também a tendência de queda nos indicadores de incidência e mortalidade do Corona Vírus perdeu a velocidade, ou seja, a transmissão da doença pode se manter instável no período, ocasionando taxas consideradas altas de óbitos.

Durante as semanas analisadas, foram registradas médias de 42 mil casos e 570 óbitos diários. Representando quedas de 32% e 35% comparando com a quinzena anterior.

No primeiro período analisado, de 6 a 12 de março, foi observado um aumento no número de casos. O pequeno aumento pode ter relação com as festas e viagens no período de carnaval, a flexibilização do uso de acessórios de proteção facial e a realização de grandes eventos em algumas cidades brasileiras.


Vacinação/ Reprodução Site Prefeitura do Rio


Os pesquisadores reforçaram que a vacinação teve papel essencial na redução de casos graves e fatais da Covid-19. Quem ainda não completou o esquema vacinal, deve procurar uma Unidade de Saúde para realizar a aplicação das doses pendentes com a carteirinha de vacinação.

Os cuidados preventivos e de higienização devem ser mantidos "Consideramos prudente a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grande concentração bde pessoas (a exemplo de transportes coletivos ( ou abertos em que haja aglomerações", destacou a Fiocruz.

 

 

Foto destaque: Reprodução BBC Brasil

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo