Notícias

TSE mantém a decisão de investigar "ecossistema de desinformação" bolsonarista

Os nomes do presidente Jair Bolsonaro e de seu filho, o Republicano Carlos Bolsonaro estão na lista de investigados de participarem de um suposto esquema de disseminação de informações falsas nas redes sociais.

20 Out 2022 - 22h04 | Atualizado em 20 Out 2022 - 22h04
TSE mantém a decisão de investigar 'ecossistema de desinformação' bolsonarista Lorena Bueri

Foi mantida nesta quinta-feira (20) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a decisão do ministro Benedito Gonçalves que determina a abertura de uma investigação sobre o suposto esquema de desinformação nas mídias sociais envolvendo Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro pelo Republicanos e filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de alguns perfis de apoiadores da família Bolsonaro.  

Foi a campanha do candidato à presidência Luís Inácio Lula da Silva (PT) que acionou o TSE, alegando haver um “ecossistema de desinformação”, que é uma maneira coordenada de disseminação de informações falsas – fake news. De acordo com os partidos, a prática de propagar informações falsas pode configurar abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios comunicacionais. 


 

Ministro Benedito Gonçalves. Foto Reprodução: JOTA


Na decisão, por 4 votos a 3, o ministro deu um prazo de três dias para que Carlos Bolsonaro conceda informações sobre a utilização de suas redes sociais com a finalidade política-eleitoral, e também sobre o requerimento para que sejam deletados por motivo do alegado “ecossistema de desinformação” em favor do presidente Bolsonaro.   

Gonçalves determinou também que as redes sociais identifiquem a identidade dos donos de 28 perfis suspeitos de espalharem desinformação sobre o processo eleitoral. O presidente Bolsonaro está incluso na lista de pessoas que serão investigadas. 

O TSE determinou a desmonetização dos canais “Brasil Paralelo”, “Foco do Brasil” e “Folha Política”, direcionando os respectivos valores até o dia 31 de outubro para “conta judicial vinculada a este juízo, sob pena de multa diária de R$20 mil relativa a cada um dos canais”.

Na decisão foi determinado também que os três canais citados cessem por 24h o impulsionamento de qualquer conteúdo de cunho político e eleitoral, sobretudo que envolvam os candidatos à presidência, seus apoiadores e seus partidos. Caso ocorra descumprimento, o valor da multa diária é de R$ 50 mil. 


Comunicado do canal Brasil Paralelo. Foto Reprodução: YouTube.


Em nota direcionada ao canal CNN, o canal Brasil Paralelo disse que é uma empesa apartidária de entretenimento, educação e jornalismo que faz documentários, cursos e programas sem retorno financeiro algum de dinheiro público. O canal lamentou a decisão do TSE e disse que as medidas “configuram restrições à liberdade de expressão democrática e constitucional, mas é nossa obrigação a obediência às cortes de justiça do Brasil.” 

Afirmou que tomará medidas jurídicas visando defender o direito à liberdade de expressão e ao livre exercício do trabalho jornalístico assegurados pela Constituição e que se coloca à disposição para esclarecer dúvidas sobre as atividades do canal enquanto veículo de mídia. 

Foto Destaque: Jair e Carlos Bolsonaro estão na lista de nomes que serão investigados. Reprodução: Tribuna da Imprensa.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo