Saúde

Surto de varíola em macacos na África reacende debate sobre divisão de vacinas igualitária de vacinas entre países

Diretor interino da principal agência de saúde pública da África afirma que houve acúmulo de vacinas em países ricos durante a pandemia de Covid-19 e que espera que isso não ocorra com o surto de varíola.

26 Mai 2022 - 20h31 | Atualizado em 26 Mai 2022 - 20h31
Surto de varíola em macacos na África reacende debate sobre divisão de vacinas igualitária de vacinas entre países Lorena Bueri

Ahmed Ogwell, diretor interino da principal agência de saúde pública da África nesta quinta-feira (26), que houve uma divisão desigual das vacinas entre países ricos e pobres durante a pandemia de Covid-19 e disse esperar que o mesmo não aconteça com o surto de varíola em macacos que ocorre atualmente no país.

Os casos de varíola em macacos já é considerado endemia em diversos países africanos como Nigéria, Camarões e República Democrática do Congo, preocupando a população que teme a transmissão do vírus para humanos.

Os casos atuais geraram alerta global após mais de 200 casos suspeitos da doença serem confirmados em pelo menos 19 países desde o começo de maio, no entanto, nenhuma morte foi identificada até o momento.


Exames de detecção de varíola (Foto: Reprodução/CNN Brasil)


A taxa de letalidade da varíola de macacos é relativamente baixa, girando em torno de 6%, sendo muito inferior à mortalidade da varíola humana, que podia chegar até a 30%.

Entretanto, não existe uma vacina para combater especificamente o vírus, mas especialistas acreditam que a eficácia do imunizante para varíola humana seja alta, de 85%, devendo-se ao fato de os vírus serem muito semelhantes.

Nesta terça-feira, (24), a Organização Mundial da Saúde (OMS) garantiu que os riscos de transmissão da doença são baixos e que o surto ainda pode ser controlado, ainda de acordo com a organização, os sintomas da enfermidade incluem febres e lesões na pele e sua transmissão se dá por meio do contato com a pele ou por partículas transmitidas pela respiração. 

A varíola dos macacos é uma doença silvestre que possui um período de incubação de cerca de 13 dias, descoberta por especialistas em um laboratória na Dinamarca em 1958 e apesar de ser comumente relacionada a macacos, segundo a OMS, ratos e cães-de-pradaria também pode ser contaminados pela varíola.

 

Foto Destaque: Mulher com varíola. Reprodução/TecMundo

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo