Saúde

Surto de sarampo e baixa procura por vacinação preocupam OMS

À medida que as taxas de vacinação infantil por sarampo caem e que vários países do mundo começam a lidar com o surto da infecção, médicos e outros profissionais de saúde estão alertando aos pais para que observem possíveis sintomas da doença

01 Jun 2022 - 17h00 | Atualizado em 01 Jun 2022 - 17h00
Surto de sarampo e baixa procura por vacinação preocupam OMS Lorena Bueri

Com o começo da pandemia da COVID-19, especialistas em saúde pública temiam que alegações infundadas a respeito da vacina exacerbassem a desconfiança entre quem já duvidava da eficácia do processo ou mesmo servissem de porta de entrada para o ceticismo vacinal entre pessoas que anteriormente não tinham tais preocupações. Tais medos estão sendo justificados não somente em relação ao imunizante para o coronavírus, como também às vacinas para outras infecções.

Em abril, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos publicou um estudo mostrando que, entre 2020 e 2021, as taxas de vacinação de rotina entre os 3,52 milhões de crianças e jovens caíram abaixo do nível de 95% necessário para garantir a imunidade de rebanho.

A queda média das taxas durante o ano de 2019 foi pequena, pouco mais de 1% para cada uma das vacinas, mas pesquisadores do CDC dizem que isso é suficiente para permitir que os vírus ganhem espaço na comunidade geral de jovens, muitos das quais podem não ser vacinados por razões médicas.


Vacinação infantil e de jovens é fundamental contra o sarampo. (Foto/Reprodução/IMGN)


É uma tendência preocupante para os especialistas em saúde pública, que veem um número crescente de crianças e jovens infectados com o coronavírus e temem que o surto do sarampo esteja no horizonte. "Estou bastante preocupado com o sarampo; sabemos que é muito contagioso", disse o Dr. William Moss, diretor-executivo do Centro Internacional de Acesso à Vacina Johns Hopkins.

Os pais de pessoas nessas faixas de idade estão sendo alertados para possíveis sintomas do sarampo, bem como a ascensão dos casos em todo o mundo. Houve um aumento global na infecção que coincide com a queda da vacinação infantil e adolescente. A Organização Mundial da Saúde relatou mais de 17 mil casos de sarampo no mundo nos dois primeiros meses do ano, um aumento de quase 80% em relação ao mesmo período em 2021. Desde então, foram contabilizados milhares de novos casos.

A OMS declarou que está em busca da evolução na contenção dos surtos e responderá com ações, preenchendo todas as necessidades. De acordo com a Organização, o foco das pessoas na COVID-19 é compreensível por se tratar de um risco imediato à saúde, mas alerta para as outras ameaças.

Foto destaque: Criança com marcas de sarampo (Reprodução/Getty Images)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo