Saúde

Surto de Dengue, Zika e Chikungunya no Brasil ocasionam falta de testes nas cidades

Casos do vírus da Dengue, Chikungunya e Zika aumentaram 165%, 70% e 75% em 2022. São Paulo e mais 5 estados sofrem de escassez de testes para diagnósticos

24 Mai 2022 - 16h50 | Atualizado em 24 Mai 2022 - 16h50
Surto de Dengue, Zika e Chikungunya no Brasil ocasionam falta de testes nas cidades Lorena Bueri

O Brasil está sofrendo com a ausência de testes para diagnosticar a dengue, como também  se destacar por uma situação de surtos de doenças caracterizadas de arbovirose, que são vírus transmitido pela picada da fêmea de mosquitos Aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya.

Os estados brasileiros que sofrem pela falta de suporte de testes pelas doenças da dengue, zika e chikungunya são: São Paulo, Bahia, Rio Grande Do Sul, Piauí e Distrito Federal. 


 

Funcionário da saúde (Foto: Reprodução/Pixels)


Confira os sintomas clínicos mais comuns das doenças arboviroses, que são: febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, Dor nas articulações, mal-estar dor nos olhos e falta de apetite. Com esses sinais a sociedade deve buscar um atendimento e informações em uma unidade de saúde para a avaliação clínica, o médico responsável que irá indicar um acompanhamento adequado e após o diagnóstico é importante iniciar o tratamento imediatamente. 

Os estados que apresentam o maior número de mortes pelas doenças arboviroses são: Rio Grande Do Sul (30), Paraná (20), Santa Catarina (35), Bahia (21), Goiás (37) e São Paulo (118). No momento, são confirmados 323 óbitos pelo vírus da Dengue. 

O Ministério da Saúde comentou sobre atuar sem medir esforços para manter a rede de saúde abastecida com os testes que conseguem diagnosticar os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika. Até o mês de junho está previsto uma nova remessa dos insumos e os testes moleculares que são produzidos na Fiocruz estão sendo entregues diretamente no Lacens, para ajudar como o rastreamento da doença em todo o Brasil.

O boletim epidemiológico do governo federal analisou recentemente um  aumento de casos das doenças transmitidas por vírus no dia 14 de maio, no mesmo período de tempo do ano anterior.  Confira a porcentagem do aumento das doenças do ano passado a este ano. A dengue teve o acréscimo de 165,7%, a Zika 70,7% e a chikungunya de 74,9%. 

O ministério enfatiza a importância de medidas contra o avanço do vírus da Dengue, Zika e Chikungunya, e desde o dia 9 de maio de 2022 mantém salas específicas das situações das arboviroses, que atuam no Distrito Federal, Goiás e Rio Grande Do Sul.

 

Foto detaque: Mosquito Aedes aegypti. Reprodução/Divulgação

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo