Notícias

Surfista e bombeiro salvam banhistas em situação de afogamento no Guarujá

Duas pessoas foram resgatadas em situação de afogamento na Praia das Pitangueiras, próximo ao Morro do Maluf, SP. O local é considerado de alto risco por causa das correntes de retorno.

18 Abr 2023 - 16h14 | Atualizado em 18 Abr 2023 - 16h14
Surfista e bombeiro salvam banhistas em situação de afogamento no Guarujá Lorena Bueri

Dois banhistas em situação de afogamento foram salvos por um bombeiro do  Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar) e um surfista  no mar de Guarujá, no litoral de São Paulo. As vítimas foram puxadas pela corrente de retorno do mar.

De acordo com o Gbmar, antes do bombeiro chegar na praia, um surfista se aproximou para ajudar após ver as duas pessoas gritando por socorro. Ele cedeu a prancha para que um dos banhistas pudesse flutuar até que o bombeiro chegasse no local. 

Logo depois o bombeiro,de moto aquática, resgatou tanto pessoa que estava na prancha, quanto o surfista que  tinha prestado a ajuda e os retirou em segurança para terra firme. Então, o bombeiro voltou ao local para resgatar a outra vítima que também foi levada em segurança. As duas vítimas foram estabilizadas e levadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e logo foram liberadas.

O mar de Guarujá é considerado de alto risco por causa das correntes de retorno - a principal causa de afogamento nas praias.

Segundo dados divulgados pelos bombeiros em 2022, só nas cidades do litoral de São Paulo ocorreram 2,3 mil afogamentos. Ao total, o estado de SP teve 3,1 mil afogamentos no ano passado, um aumento de 11,7% em relação a 2021.


Vídeo do resgate das vítimas em Guarujá.(Reprodução/@atribunasantos/Twitter)


Como funciona a corrente de retorno e como se livrar dela


Como se livrar de uma corrente de retorno. (Foto: Reprodução/Oceanoparaleigos)


As correntes de retorno são geradas pelo acúmulo de água no raso, causado pela ação das ondas e do vento. Essas correntes tedem a ficar mais intensas principalmente quando as ondas estão grandes.

Alguns sinais característicos são a menor ou a ausência de quebra de ondas em determinada região da praia, além da coloração da água ser mais clara ou mais escuro, há também pequenas agitações na água. 

É sempre importante está alerto às sinalizações vermelhas que os salvas-vidas colocam na praia.

A melhor forma de se livrar da corrente de retorno é manter a calma e nadar na diagonal. Caso não consiga nadar na diagonal, deve-se manter boiando e gritar por socorro. 

Foto Destaque: Praia das Pitangeiras, em Guarujá. Reprodução/Conceição Custódio/Costa Norte.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo