Tech

Suprema Corte dos EUA decidirá se inteligência artificial pode gerar patentes

Cientista briga na justiça para reconhecer patente de invenções criadas pelo sistema de inteligência artifical. Ele já solicitou o reconhecimento em mais de três países.

18 Mar 2023 - 15h15 | Atualizado em 18 Mar 2023 - 15h15
Suprema Corte dos EUA decidirá se inteligência artificial pode gerar patentes Lorena Bueri

Stephen Thaler, cientista da computação, entrou com petição na Suprema Corte dos Estados Unidos, na última sexta-feira (17), para que considerassem a patente de invenções geradas por inteligência artificial. O cientista busca a reconsideração da decisão tomada pelo tribunal de apelações, que não decidiu a seu favor, alegando que a lei que se refere a patentes só considera invenções humanas. 

Para o cientista, negar a patente de invenções feitas por inteligência artificial, que tem constantemente proporcionado inovações no campo da medicina até na geração de energia, acaba por desestimular o progresso tecnológico. De acordo com o cientista, seu sistema, a inteligência artificial chamada de DABUS, gerou sozinha modelos exclusivos de portas-bebidas e faróis de luz.


Justiça nega reconhecimento de patente de invenções criadas por IA. (Foto: Reprodução/Pixabay)


Apesar disso, a justiça dos Estados Unidos está irredutível. O Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos e um tribunal federal da Virgínia negaram a petição feita pelo cientista, dizendo que DABUS não é uma pessoa, por isso não pode ser considerado o inventor e não ter a patente reconhecida. Depois de recorrer a esses recursos, o cientista procurou o Tribunal de Apelações do Circuito Federal dos Estados Unidos no ano passado, mas o tribunal compartilhou das mesmas opiniões dos outros departamentos de justiça, alegando mais uma vez que a lei de patentes do país não aceita inteligência artificial como inventor, pois a lei exige que seja um humano. 

Em sua petição, Thaler afirma que não há restrição na lei para as palavras inventor e indivíduos, não deixando claro que esses termos se referem apenas a pessoas físicas. Na petição diz que regras como a Lei de Patentes “empregam uma linguagem ampla destinada a acomodar a mudança tecnológica”

Outro tribunal também rejeitou o apelo de Thaler. O Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos negou o pedido de proteção de direitos autorais de Thaler pelas invenções de sua inteligência artificial. Da mesma forma, em fevereiro, o escritório rejeitou a um artista os direitos autorais de imagens criadas a partir de um sistema de inteligência artificial generativa Midjourney. 

O cientista já solicitou patentes com DABUS em outros países, incluindo Reino Unido, África do Sul, Austrália e Arábia Saudita.

 

Foto destaque:  Carimbo para reconhecer patente. Reprodução/Remarca.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo