Saúde

Suplemento vitamínico: saiba qual o momento certo para o consumo

Os suplementos multivitamínicos, ou polivitamínicos, são compostos alimentares que auxiliam em diferentes necessidades para cada tipo de organismo. Conheça a maneira e os momentos certos para implementá-los na sua rotina alimentar

28 Jan 2022 - 10h00 | Atualizado em 28 Jan 2022 - 10h00
Suplemento vitamínico: saiba qual o momento certo para o consumo Lorena Bueri

Os suplementos multivitamínicos - com vários nutrientes ao mesmo tempo - são uma ótima forma para repor os nutrientes que muitas vezes o organismo humano não consegue absorver somente com a alimentação. Inclusive, inúmeros artigos científicos abordam sobre os benefícios desses nutrientes e dos suplementos que os fornecem. Contudo, o que poucos sabem, é que existe uma forma e um horário em que o multivitamínico deve ser ingerido, visto que influencia positivamente em seu efeito.

De acordo com um estudo feito pela Herbalife Nutrition e o Council for Responsible Nutrition, envolvendo 24 países e 13 mil pessoas, indica que, atualmente, 89% dos entrevistados adotam medidas para ficar mais saudáveis.  E, entre essas ações, está o uso de suplementos vitamínicos. Apesar disso, deve-se ter em mente algumas circunstâncias que podem favorecer o resultado. 


Suplementos multivitamínicos. (Foto: Reprodução/Yaroslav Shuraev/Pexels)


Inicialmente, é importante entender que os multivitamínicos complementam uma dieta saudável, desse modo, com uma alimentação ruim, ele não tem a mesma utilidade. A nutrição certa é o ponto-chave. Esses suplementos são para ter a certeza que o corpo possa absorver todos os nutrientes fundamentais, eles não substituem refeições nutritivas. 

É importante ressaltar que, antes de consumir os suplementos, é importante ter o acompanhamento de um médico ou de um nutricionista, que irá recomendar o uso baseado na idade e no estado de saúde. Além de verificar a compatibilidade do determinado produto com possíveis medicamentos que o paciente pode estar usando. Esses profissionais também irão conduzir o momento ideal para consumir as vitaminas, já que a maioria desses multivitamínicos precisam ser ingeridos juntamente com alimentos ou água, dado que o processo de digestão ajuda a “dissolvê-los” mais rápido.

Um outro método a ser adotado no consumo do suplemento é inseri-lo no café da manhã. A maior parte das vitaminas são mais aproveitadas pela manhã. As vitaminas do complexo B, por exemplo, incentivam o metabolismo e o desempenho cerebral, dando uma sensação de entusiasmo para começar a rotina do dia-a-dia. Ademais, deve-se verificar também se a fórmula do medicamento inclui cafeína, uma vez que é importante evitar consumi-la seis horas antes de adormecer para não dificultar a noite de sono.

 

Foto destaque: Multivitamínicos. Reprodução/Polina Tankilevitch/Pexels

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo