Saúde

“Super fungo”: entenda o que é e como se prevenir

O primeiro caso de C. auris no Brasil, apareceu em 2020, e desde então há relatos de novos casos, mostrando que é preciso tomar medidas importantes para identificar, prevenir e controlar a infecção pelo fungo.

05 Jun 2023 - 11h00 | Atualizado em 05 Jun 2023 - 11h00
“Super fungo”: entenda o que é e como se prevenir Lorena Bueri

O “super fungo”, de nome científico Candida auris, é um fungo oportunista causador de doenças em pessoas com sistema imunológico comprometido ou que estejam hospitalizadas por muito tempo. A C. auris é super resistente, por isso é chamada de "super fungo". Isso quer dizer que o fungo apresenta resistência a muitos tipos de antifúngicos, o que torna muito de difícil de eliminá-lo.

A C. auris foi detectada em 2009 pela primeira vez, em uma secreção de ouvido de um paciente do Japão. Em 2016, foi decidido que a infecção desse fungo deve ser sempre notificada, pois seu tratamento e controle são muito difíceis.

O primeiro caso de Candida auris no Brasil, foi notificado em 2020, e desde então há relatos de novos casos, mostrando que é preciso tomar medidas importantes para identificar, prevenir e controlar a infecção pelo fungo.

Os principais sintomas de infecção pelo “super fungo” são:

- Tontura;

- Calafrios.

- Febre alta;

- Vômitos;

- Aumento da frequência cardíaca;

- Fadiga;


(Foto: Paciente internado. Reprodução/Hospital Novo)


Quem está mais suscetível ao contágio?

A infecção pelo fungo acontece mais em pessoas que ficam muito tempo internadas e têm o sistema imunológico debilitado, o que facilita a presença do fungo no sangue. Este fungo foi visto pela primeira vez no ouvido, mas também pode estar associado a infecções do trato urinário e respiratório, e pode facilmente ser confundido com outros tipos de microrganismos. Porém, ainda não está claro se o foco principal da infecção por Candida auris é realmente nos pulmões ou no trato urinário, ou se o fungo aparece nesses sistemas devido a uma infecção em outro local do corpo.

A infecção ocorre em maior incidência em pessoas que:

- Ficam internadas no hospital por muito tempo;

- Faz uso de antifúngicos indiscriminadamente;

- Utilizam cateter venoso central e/ou outras intervenções médicas no organismo, visto que a C. auris tem capacidade de infectar também os equipamentos médicos;

- Já fez ou faz uso indiscriminado ou prolongado de antibióticos.

Também pessoas que passaram por cirurgias recentes, têm doenças crônicas como, por exemplo, diabetes e têm o sistema imunológico debilitado, correm um risco mais alto de infecção por Candida auris.

Outra questão que permite o contágio da Candida auris é a temperatura alta, pois este fungo desenvolveu métodos de resistência à temperatura elevada, conseguindo sobreviver e multiplicar-se facilmente no ambiente e no corpo humano.

Prevenção e tratamento:

Prevenir a infecção por Candida auris deve ser a principal maneira de evitar a contaminação pelo fungo, que pode ocorrer principalmente em hospitais, onde se tem contato diariamente com superfícies contaminadas ou equipamentos médicos, como os cateteres.

Por isso, com o objetivo de prevenir o contágio e transmitir o fungo, é fundamental estar atento à lavagem das mãos antes e depois do contato com pacientes, bem como à desinfecção das áreas hospitalares e equipamentos médicos.

Também é fundamental que a pessoa diagnosticada com a infecção pelo fungo seja isolada, sendo possível evitar o contágio de outras pessoas que estejam presentes na área da saúde e tenham o sistema imunológico debilitado.

Portanto, o hospital precisa ter um programa de controle de infecção eficaz e promover métodos de prevenção de infecção para o paciente, equipe e visitantes do hospital, bem como estabeleça protocolos para identificação e monitoramento de doenças por Candida resistentes a antimicrobianos em laboratório.

O tratamento precisa ser ajustado pelo médico conforme a gravidade da infecção e o estado do sistema imunológico do paciente. Podem ser usados antifúngicos da classe das Equinocandinas ou a associação de alguns antifúngicos em doses altas.

É de extrema importância que uma infecção por Candida auris seja diagnosticada e tratada o quanto antes para prevenir que o fungo se espalhe pelo sangue e leve a uma infecção generalizada, que pode muitas vezes ser fatal.

Foto destaque: Candida Auris. Reprodução/BBCNews Brasil.

VEJA TAMBÉM

Rebeca Andrade e Flávia Saraiva se classificam nas finais individuais de Ginastica Artística Lorena Bueri

Rebeca Andrade e Flávia Saraiva se classificam nas finais individuais de Ginastica Artística

Rebeca conquista quatro vagas e Flávia conquista duas vagas nas finais individuais no Mundial de Ginástica Artística; equipe assegura vaga olímpica para Paris-2024
Pedro Barros teve seu material de trabalho furtado em Florianópolis Lorena Bueri

Pedro Barros teve seu material de trabalho furtado em Florianópolis

O skatista estava se preparando para embarcar para o Mundial em Roma e teve vários materiais com imagens exclusivas, furtado. Após Pedro Barros ter seu voo cancelado, seu cinegrafista voltou sozinho com os equipamentos de vídeo, e foi roubado em Floria
Jodie Turner-Smith alega 'diferenças irreconciliáveis' e pede divórcio de Joshua Jackson Lorena Bueri

Jodie Turner-Smith alega "diferenças irreconciliáveis" e pede divórcio de Joshua Jackson

O pedido de divórcio foi solicitado no dia 13 de setembro e Jodie pediu a guarda compartilhada da única filha do casal, Juno. Os atores estavam juntos desde 2018
Real Madrid traz história em seu emblema, assim como outros times espanhóis Lorena Bueri

Real Madrid traz história em seu emblema, assim como outros times espanhóis

Por conta da forte influência da monarquia no início do século XX, alguns clubes espanhóis recebiam títulos reais e incorporavam o símbolo e mudavam seus nomes por conta dessa honraria
Xamã tem as primeiras fotos de sua participação em 'Maníaco do Parque' divulgadas Lorena Bueri

Xamã tem as primeiras fotos de sua participação em "Maníaco do Parque" divulgadas

O rapper, que agora se aventura na vida de ator, interpretará o mecânico Nivaldo na trama da Prime Vídeo. O filme deve estrear apenas em 2024
Simony volta com tudo após vencer o câncer  Lorena Bueri

Simony volta com tudo após vencer o câncer

Nesta segunda-feira (02), o Teatro Opus Frei Caneca ganhou um novo significado para cantora Simony, onde se emocionou muito na companhia de grandes cantores como Pericles e Luisa Possi.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo