Agora é oficial. Luisito Suarez, atacante de grandes clubes europeus e da seleção Uruguaia, é atleta do Grêmio porto alegrense, até final de 2024. O atleta de 35 anos comemorou nessa quarta (4), junto com a torcida gremista, em evento na Arena. O acerto é de três anos.Suarez jogou o final da temporada de 2022, pelo Nacional/URU. O atacante nasceu em Salto, no Uruguai e começou a jogar futebol em 2000. Em 2006, jogou na base do Nacional e assinou seu primeiro contrato profissional, mas foi com 19, que se mudou para a Holanda, para defender o pequeno Groningen, uma temporada antes de migrar em 2007, para o gigante holandês Ajax.
Luisito teve passagens Liverpool, Barcelona, Atlético de Madrid e um breve retorno às origens, ano passado, pelo Nacional. Venceu dezenove competições, dentre elas, títulos nacionais locais, uma Champions UEFA e pela seleção uruguaia, uma Copa América. Sua carreira foi marcada em campos ingleses, por alguns sobressaltos. Foi denunciado na liga inglesa, por racismo. E na Copa do Brasil de 2014, num lance pitoresco, mordeu o italiano Chiellini, numa disputa na área adversária. No momento, o árbitro da partida não registrou a infração. Mas após o jogo, a FIFA reconheceu o fato e a Copa acabou para Suarez, que teve suspensão por nove jogos pela seleção uruguaia e foi banido do futebol por 4 meses, naquele ano.
Centroavante uruguaio Suarez vai vestir a camisa do Gremio de Porto Alegre por dois anos. Fonte/Reprodução Gremistas
Na temporada holandesa, ganhou como maior goleador na temporada 2009-2010 e foi campeão da Liga holandesa, naquele ano. Artilheiro nos anos seguintes, no ano da Copa no Brasil, em 2014, ganhou como melhor jogador da liga inglesa. Logo após a Copa, foi transferido para o Barcelona, onde teve uma performance meteórica, até 2019. Lá, ganhou a Champions, O Mundial Interclubes e a Supercopa europeia, compondo a dupla de ataque com Messi. Ainda na Espanha, pelo Atlético de Madrid, ganho o bicampeonato da liga espanhola.
Pela Celeste, em 2011, foi o melhor jogador da Copa América e campeão na edição de 2011, na Argentina.
Foto Destaque Suarez é apresentado na Arena à torcida gremista. Fonte/Reprodução Portal Arauto