Money

Stellantis finaliza 2° turno e demite funcionários em Porto Real (RJ)

A montadora, ao justificar a decisão, apontou a necessidade de adaptar a produção após a queda dos pedidos de mercados do exterior.

24 Fev 2023 - 10h30 | Atualizado em 24 Fev 2023 - 10h30
Stellantis finaliza 2° turno e demite funcionários em Porto Real (RJ) Lorena Bueri

A Stellantis finalizou o segundo turno de produção da fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro. Segundo a nota emitida pela montadora, "A Stellantis readequou o planejamento industrial da unidade de Porto Real, a fim de adaptar o seu ritmo produtivo ao nível de demanda do mercado externo". A empresa acrescenta que "a unidade passa a concentrar a produção de automóveis em um turno de capacidade ampliada, com maior eficiência e agilidade para melhor responder às demandas de mercado".        

Em agosto de 2022, no lançamento do novo Citroën C3, a Stellantis contratou cerca de 340 funcionários para iniciar, a partir de outubro do ano passado, o segundo turno de produção em Porto Real. Durante o período, a unidade do Rio produzia modelos de baixa procura no território brasileiro. Mediante o encerramento do segundo turno, a Stellantis explica “que foi necessário antecipar o término dos contratos (de trabalho) com prazo determinado e temporário, em sua maioria contratados para atender à necessidade imediata de aumento de produção”. O número de funcionários que terão seus contratos encerrados não foram divulgados.


Equipe de produção do modelo C3. (Foto: Reprodução/KBB)


A empresa, que também produz motores, retomará as atividades em 6 de março. Além disso, a montadora também desmentiu fakes news, que circulou nas redes sociais, de que a unidade de Porto Real seria fechada, com mudança da produção para a Betim, em Minas gerais. A empresa declarou que "não é uma informação verdadeira. Trata-se de uma clara fake news".

A fábrica de Porto Real passou por uma renovação para produzir veículos a partir da nova plataforma modular CMP, incorporada à Stellantis após a fusão com a FCA. Além do novo Citroën C3, a empresa planeja fabricar no local pelo menos mais dois novos modelos (um SUV e um sedã compacto).

Foto destaque: Montadora Stellantis. Reprodução: Gonzalo Fuentes/Reuters.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo