Esportes

Sorteio coloca o Brasil no mesmo grupo da Espanha, atual campeã da Copa do Mundo de Basquete

Na manhã deste sábado a Fiba sorteou os grupos da Copa do Mundo de basquete que acontecerá a partir de agosto na Ásia. A seleção pode garantir uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris

29 Abr 2023 - 16h17 | Atualizado em 29 Abr 2023 - 16h17
Sorteio coloca o Brasil no mesmo grupo da Espanha, atual campeã da Copa do Mundo de Basquete Lorena Bueri

Na manhã deste sábado (29), em Manila, nas Filipinas, a Federação Internacional de Basquete (Fiba), sorteou os grupos para a Copa do Mundo de basquete 2023 que acontecerá em três sedes: Manila (Filipinas); Okinawa (Japão); e Jacarta (Indonésia). A competição acontece de 25 de agosto a 10 de setembro. A seleção brasileira está no grupo G, que conta com a atual campeã Espanha, Irã e Costa do Marfim.

Na primeira fase, o Brasil já tem pela frente a seleção espanhola, que venceu a última edição, em 2019. Para a segunda fase, os brasileiros enfrentam as seleções do grupo H, que conta com a terceira colocada do último Mundial, a França, além de contar com Canadá, Letônia e Líbano.

A seleção do Brasil já venceu duas edições do Mundial, sendo a última vez em 1963, além de vencer em 1959. É a única seleção a participar de todas as edições da Copa, 18 no total. No grupo G, a Espanha, também é bicampeã mundial, nas edições de 2006 e 2019, além de liderar o ranking mundial, o Irã ocupa a 22ª posição, a Costa do Marfim é o 42º. Já o Brasil, posiciona-se no 13º lugar.


Tabela de grupos da Copa do Mundo de basquete 2023. (Reprodução/Instagram/@basquetecbb)

Tabela de grupos da Copa do Mundo de basquete 2023. (Reprodução/Instagram/@basquetecbb)


Após o sorteio, Gustavo De Conti, técnico da seleção brasileira, destacou a força do grupo do Brasil com a presença da atual campeã, além de duas seleções com o seu basquete em crescimento. Além de numa eventual segunda fase ter de enfrentar os países do grupo H.

Primeiro, o foco é na primeira fase, onde temos que nos concentrar, e trabalhar para avançar de fase. Pensar uma coisa de cada vez. Mas não temos que escolher. Estamos em um Mundial. Só os melhores times do mundo, ponderou o técnico.

Para realizar o sorteio, a Fiba considerou o último ranking mundial de seleções e distribuiu os países em potes. O Brasil foi colocado no pote 3 junto à Alemanha, Grécia e Itália. Como foi considerado critérios geográficos também, não foi possível que duas seleções das Américas, África, Ásia e Oceania ficassem no mesmo grupo. E para as seleções europeias, só duas em cada grupo era permitido.

O Brasil pode garantir uma vaga para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na França, se conseguir garantir ao menos a segunda melhor campanha das Américas na edição deste ano da Copa do Mundo. As outras seleções que estão na competição como representante das Américas são: Estados Unidos, Canadá, México, Porto Rico, Venezuela e República Dominicana.

Avançam para a segunda fase os dois melhores times de cada grupo, com seus pontos adquiridos na fase inicial e cruza com duas outras seleções classificadas de outro grupo. Ao fim da segunda fase, vão às quartas de final os dois melhores times.

 

Foto destaque: Jogadores da seleção brasileira de basquete. Reprodução/Instagram/Basquete CBB. 

 

 

 

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo