Tech

Sony afirma estar bem posicionada para desempenhar papel de liderança no metaverso

"O metaverso é ao mesmo tempo um espaço social e um espaço de rede ao vivo onde jogos, música, filmes e anime se cruzam", disse o presidente-executivo da Sony.

19 Mai 2022 - 15h15 | Atualizado em 19 Mai 2022 - 15h15
Sony afirma estar bem posicionada para desempenhar papel de liderança no metaverso Lorena Bueri

A multinacional japonesa Sony é mais uma empresa apostando no desenvolvimento do metaverso que, segundo especulam analistas, afetará massivamente as indústrias. A desenvolvedora de consoles e jogos afirmou que está no caminho para chegar na liderança do segmento. Para isso, estaria desenvolvendo seu conjunto de mundos virtuais em todos seus jogos.

“O metaverso é ao mesmo tempo um espaço social e um espaço de rede ao vivo onde jogos, música, filmes e anime se cruzam”, disse o presidente-executivo da Sony, Kenichiro Yoshida, na última quarta-feira (18), apontando o uso do jogo Fortnite, da Epic Games, como um espaço social online.

As unidades de jogos, música e filmes da Sony contribuíram com dois terços da receita operacional do conglomerado japonês no ano encerrado em março, o que evidencia a transformação do grupo de uma fabricante de eletrônicos de consumo a uma empresa de entretenimento pronta para o metaverso.

No entanto, analistas dizem que o crescimento de títulos multiplataforma e baseados em nuvem tem potencial para reduzir a influência de plataformas como o PlayStation 5, da Sony.


A Sony é mais uma empresa apostando no desenvolvimento do metaverso. Foto: Simon Dawson/Reuters


A Sony vem ajustando sua abordagem, permitindo jogabilidade multiplataforma no Fortnite em 2018, enquanto mais cedo nesta semana, a Epic disse que a “V-Bucks” – moeda interna do jogo -comprada no PlayStation poderá ser utilizada em outras plataformas.

“O PlayStation desempenhou um grande papel na revolução social dos jogos que está alimentando o crescimento do metaverso como um novo meio de entretenimento”, disse o presidente-executivo da Epic, Tim Sweeney, no Twitter.

A Sony já licencia conteúdo para outras plataformas, lucrando com o valor do uso do conteúdo por streamings, como com a popular comédia norte-americana “Seinfeld”. Embora a empresa seja proprietária do serviço de streaming de anime Crunchyroll, a companhia não foi tão agressiva em operar suas próprias plataformas de vídeo quanto rivais, incluindo a Disney.

Além do metaverso, o presidente-executivo Yoshida também defendeu a reivindicação da Sony em mobilidade, com o desenvolvimento de um veículo elétrico com a Honda.

Foto destaque: A multinacional afirma estar bem posicionada para desempenhar um papel de liderança no metaverso. Reprodução: Nikita Kostrykin/Unsplash. 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo