Bem Estar

Sono e qualidade de vida: confira dicas de como se preparar para dormir melhor

Uma boa noite de sono é fundamental para ter saúde e qualidade de vida. Um sono ruim afeta o metabolismo e pode causar doenças. Confira algumas dicas para dormir melhor.

16 Ago 2022 - 17h00 | Atualizado em 16 Ago 2022 - 17h00
Sono e qualidade de vida: confira dicas de como se preparar para dormir melhor  Lorena Bueri

Como necessidade humana básica, o sono é um assunto muito relevante, pois há fortes evidências de que a privação do sono e seus distúrbios afetam processos metabólicos e inflamatórios, além de ter têm efeitos negativos generalizados à saúde.

Distúrbios do sono, como a insônia, afetam negativamente não apenas a saúde, mas a qualidade de vida como um todo. Prejudica os estudos, o trabalho, a disposição e afeta a produtividade.

A pior qualidade do sono está associada a maior mortalidade e maior prevalência de síndrome metabólica, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e depressão. E é também uma causa comum de acidentes de trânsito e de trabalho devido à sonolência diurna excessiva.

Em situações estressantes e de grande ansiedade, como véspera de um compromisso, viagem ou de um exame, a qualidade do sono tende a piorar, ou mesmo, se instala uma dificuldade em adormecer.

Por isso, algumas orientações de especialistas são importantes:

Reserve tempo para dormir

Usando seu horário de despertar, calcule quantas horas de sono você precisa para se sentir bem e relaxado. Organize sua agenda para respeitar o tempo necessário entre se preparar para dormir, se afastar das telas e estímulos e deitar para descansar.

 

Crie um hábito

O corpo humano gosta de rotina. Para que todo organismo funcione bem, quanto mais os bons hábitos forem respeitados, melhor para a qualidade do sono e da saúde como um todo. Então procure sempre dormir e acordar no mesmo horário.

 

Gaste energia

A prática diária de exercícios físicos ajudam a liberar endorfinas que permitem relaxar o corpo e melhorar os processos metabólicos. Com 30 minutos de caminhada, seu organismo já corresponderá de forma positiva para sua saúde e qualidade do sono.

 

Cuidado com a alimentação

Alimentos pesados, gordurosos, açucarados ou picantes podem atrapalhar o sono porque são difíceis de digerir. Uma boa dica é se programar para comer bons alimentos, e fazer um lanche até 2 horas antes de dormir.

 

Reduza a cafeína

Alimentos contendo estimulantes são inimigos do sono. Portanto, evite café, refrigerante e bebidas energéticas antes de dormir.

 

Crie um espaço aconchegante

Seu corpo precisa saber que é hora de dormir. É por isso que um quarto fresco, ventilado e escuro, com temperaturas abaixo de 24 graus, é necessário para que seu cérebro saiba que é hora de desligar.

 

Limite o uso da tela

A luz e o ruído de dispositivos eletrônicos, como telas de TV, tablets e smartphones, atrasam a liberação de melatonina, conhecida como hormônio do sono. Isso atrapalha todo o ciclo circadiano, que regula o processo de repouso do corpo.

 

Beba um chá

O chá é um bom auxiliar para a saúde, e isso também se aplica ao sono. Algumas ervas, como camomila, mulungu, valeriana, lavanda e erva-cidreira, são ótimas para ajudá-lo a adormecer. E é fácil encontrá-los em bolsas em qualquer loja de produtos naturais ou em qualquer mercado da cidade.


mulher bebe chá para dormir

Chá é um ótimo aliado para dormir melhor. (Lookstudio. Reprodução/Freepik)


Pratique exercícios de respiração

Se já estiver na cama e continuar com dificuldades para dormir, uma boa dica é regular sua respiração. Exercícios que exploram a inspiração e expiração são bons para oxigenar o cérebro, acalmar e promover a concentração.

Uma dica é usar o método 4-7-8, que consiste em inspirar profundamente por 4 segundos, segurar o ar por 7 segundos, e então expirar lentamente por 8 segundos.

 

Seguindo essas dicas você estará preparado para ter uma boa noite de sono e encarar qualquer desafio do dia a dia! Mas, se mesmo assim, não conseguir dormir bem, não exite em procurar a ajuda de um especialista. 

 

Foto destaque: Mulher com sono. Benzoix. Reprodução/Freepik.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo