Money

Sob pressão da economia fraca, preços dos alimentos tendem a baixar em 2023, diz Rabobank

Os valores das commodities agrícolas estão em média 50% maiores do que antes da pandemia, é o que diz o Rabobank, banco especializado no setor de Agronegócio.

17 Nov 2022 - 19h00 | Atualizado em 17 Nov 2022 - 19h00
Sob pressão da economia fraca, preços dos alimentos tendem a baixar em 2023, diz Rabobank Lorena Bueri

Podem ficar mais baixos no ano que vem os preços das commodities agrícolas, como café, grãos e oleaginosas, à medida que a macroeconomia segue oscilando, mas continuarão historicamente altos, disse o Rabobank em um relatório divulgado nesta quarta-feira (16).

O banco disse que os consumidores estão enfrentando condições macroeconômicas mais desfavoráveis, devido à falta de energia, riscos geopolíticos e escassez constante de outros itens essenciais, como o trigo, um enorme problema que pode afetar de forma direta a segurança alimentar por todo o mundo.

O trigo ainda será muito abalado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia e o banco Rabobank, que é um banco especializado em todo o setor do Agronegócio e Produção de Alimentos, prevê uma carência de 6 milhões de toneladas para o próximo ano, devido às incertezas do clima na União Europeia, Estados Unidos e na Argentina.


Foto: Pão Francês (Reprodução/Hoje em dia)


Outras commodities

As commodities são bens provenientes do setor primário e de baixo valor agregado, ou seja, em estado bruto ou pouco processado, e vendidos em grandes quantidades nos mercados internacionais.

O Rabobank vê em outros setores, a demanda de café subindo abaixo dos níveis normais de 1,5%, mesmo com clima favorável, deixando o mercado com um excedente de 4 milhões de sacas. O açúcar enquanto isso segue com os preços mais baixos por causa majoritária do bom tempo.

Carlos Mera, chefe de pesquisa de mercado de commodities agrícolas do Rabobank disse que: "Os preços agrícolas podem cair (por enquanto) não porque a produção vai melhorar muito, mas porque a demanda pode estar muito mais fraca".

O banco também observou que à medida que ocorrem aumentos nos custos com energia, mão de obra e outros serviços essenciais, os valores das commodities agrícolas também sobem e hoje estão em média 50% mais elevados do que nos tempos antes da pandemia.

 

Foto destaque: Homem avaliando os preços no mercado. Reprodução/Valor Econômico

VEJA TAMBÉM

Blake Lively e Ryan Reynolds discutem com paparazzo em Nova York Lorena Bueri

Blake Lively e Ryan Reynolds discutem com paparazzo em Nova York

Recentemente o casal de artistas se incomodou e teve bate boca caloroso com um fotógrafo que os clicou passeando pelas ruas da cidade
Árvore bicentenária mais famosa do Reino Unido é supostamente derrubada por adolescente Lorena Bueri

Árvore bicentenária mais famosa do Reino Unido é supostamente derrubada por adolescente

Cenário do filme “Robin Hood: Príncipe dos Ladrões”, a árvore Sycamore Gap foi derrubada nesta quinta-feira (28). Polícia local deteve suposto jovem de 16 anos que participou da infração
Giovanna Ewbank publica fotos com Fernanda Paes Leme em viagem encerrando boatos de conflito Lorena Bueri

Giovanna Ewbank publica fotos com Fernanda Paes Leme em viagem encerrando boatos de conflito

As apresentadoras do podcast "Quem Pod, Pode" estão viajando juntas e publicaram vários registros em Ibiza, na Espanha.
Vasco sofre tansfer ban da Fifa por atrasos aos antigos clubes de seus jogadores Lorena Bueri

Vasco sofre tansfer ban da Fifa por atrasos aos antigos clubes de seus jogadores

Os times: Lille-FRA, Nacional-URU e Atlético Tucumán-ARG entraram com a ação após o Vasco não pagar por seus jogadores. O time também ainda não quitou as compras de atletas junto a equipes brasileiras
Capitais brasileiras apresentam aumento nos casos de síndrome respiratória pela Covid-19 Lorena Bueri

Capitais brasileiras apresentam aumento nos casos de síndrome respiratória pela Covid-19

Cinco capitais brasileiras tiveram uma tendência nos registros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por Covid-19 no mês de setembro, segundo boletim da Fiocruz
Abatido, Joe Jonas é flagrado na companhia da filha pelos paparazzi Lorena Bueri

Abatido, Joe Jonas é flagrado na companhia da filha pelos paparazzi

Com o processo em trâmite para decidir sobre a guarda das filhas com a ex-esposa, Sophie Turner, Joe Jonas é clicado levando Willa, de 3 anos, a uma festa de aniversário em Nova York nesta sexta-feira (29).
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo