Beleza

Skincare: três passos básicos para o cuidado da pele

Hidratar, limpar e proteger são os passos básicos para quem quer começar uma rotina de cuidados com a pele. Dermatologista alerta que os cuidados são para toda a vida (e por todos)

14 Mar 2022 - 14h32 | Atualizado em 14 Mar 2022 - 14h32
Skincare: três passos básicos para o cuidado da pele Lorena Bueri

Cuidar da limpeza, hidratação e proteção da pele é muito importante, não só pela estética, mas também pela saúde. Esses três passos servem tanto para as peles oleosas, quanto para as mistas e secas.

Em entrevista para o G1, a coordenadora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) explica a importância de se ter uma rotina de Skincare ("cuidados com a pele", em inglês) para manter uma a região saudável e bonita.

“Nossa pele pega tudo: poluição e radiação. Por isso, é fundamental cuidar dela, não só rosto, mas a pele também, e isso deve ser feito desde bebê até a velhice”, diz a dermatologista.

Como começar essa rotina?

· Pela manhã: lave o rosto com água, aplique um antioxidante (vitamina c) e protetor solar.

· À noite:  lave o rosto com sabonete suave (mas, adequado para o seu tipo de pele) e depois aplique o hidratante fácil (também indicado para sua pele).


Os principais passos para cuidar da pele (Reprodução/Youtube)


Limpeza

Esse passo é essencial, pois a poluição é um dos aceleradores do envelhecimento, já que ela causa a liberação de radicais livres. A dermatologista orienta que a limpeza deve ser feita com um produto suave, para não agredir a pele. “Evite sabonetes alcalinos, porque eles removem o manto de gordura. Os lipídios que temos na superfície da pele são fundamentais para a proteção. Se você remove os lipídios, ela fica sem brilho”.

Segundo ela, a quantidade de vezes que se deve realizar essa higienização, é apenas uma vez, à noite. “Durante o dia você vai adquirindo impurezas na pele. E se você faz uma limpeza adequada à noite, e passa o hidratante, ele vai penetrando na pele. De manhã você não estará com rosto gorduroso, então poderá lavar ele apenas com água”.

Para realizar essa etapa, o ideal é que a água seja fria, pois a água quente retira a barreira de proteção, podendo assim, produzir maior quantidade de sebo.

Hidratação

Algumas pessoas têm dúvidas sobre a segurança da aplicação de hidratantes em peles oleosas. A especialista explica que não só pode, mas deve ser realizada. “Deve usar sim, claro que não pode ser um produto muito oleoso, ele deve ser livre de óleos. Mas, já existem opções com bases leves e lipídios. No passado, os hidratantes eram gordurosos, porém isso já mudou”, explica ela.

O pescoço e o colo também merecem receber atenção especial, tanto da limpeza, e hidratação quanto da proteção. “As pessoas só pensam no rosto e não cuidam do colo e pescoço. O que acontece com o tempo? O rosto está lindo e o resto degradando. Expomos muito essas áreas e devemos ter o mesmo cuidado”, conta ela.

Proteção solar

Profissionais afirmam que, com certeza, o produto mais importante da rotina de auto cuidado é o protetor solar. Na hora da compra, escolha sempre o item com fator de proteção solar (FPS) acima de 50. Para aqueles que possuem um histórico familiar de câncer de pele, deve utilizar um filtro com fator de, no mínimo, 70.

"Uma pessoa que já teve câncer de pele também precisa usar o protetor solar fator 70 diariamente e repetir, pelo menos 3 vezes, a aplicação. E se possível, usar um chapéu. Se a sua pele é clara, a regra é a mesma. Se você se expõe muito ao sol, idem", orienta a dermatologista.

Para reforçar a proteção, é interessante aplicar um antioxidante, o mais indicado é a vitamina c.

"São substâncias que neutralizam os radicais livres que se formam na pele quando exposta ao sol. Por mais alto que seja o fator de proteção do filtro, alguma radiação acaba passando e atingindo a pele. Use a vitamina C após lavar o rosto e antes do filtro solar", explica ela.

O restante do corpo também merece receber os devidos cuidados. A hidratação e proteção são indispensáveis, assim como consumo de água: ela ajuda na hidratação e proteção da pele.

Foto destaque: Manter uma rotina de cuidados com a pele, é imporatante para ter uma pele saudável e bonita. Reprodução/SoraShimazaki/Pexels.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo