Beleza

Skin care: Saiba mais sobre os diferentes tipos de ácidos

Vitamina C, hialurônico e retinol, conheça os ácidos mais usados e recomendados pelos dermatologistas que podem auxiliar na sua rotina de skin care e melhorar os cuidados com a pele.

3 min de leitura
27 Nov 2021 - 12h53 | Atualizado em 27 Nov 2021 - 12h53

Antes de começarmos a discutir sobre os produtos, tenha em mente que estamos falando sobre ácidos e o que todos têm em comum é a irritação da pele. Esse aspecto pode conduzir sua pele a criar um efeito rebote e, possivelmente, deixar a pele pior do que estava antes do tratamento. Diante disso, antes de começar a fazer o uso dos ácidos, é de extrema importância consultar um dermatologista para compreender o que combina melhor para cada tipo de pele e qual o momento de usar cada um deles.

 

Ademais, esses tipos de ácidos já conquistaram muitas pessoas amantes do skin care, talvez até você já tenha ou já adquiriu alguns deles na sua rotina. Visto que, apesar de utilizados para renovação celular, eles estão implementados nas diferentes fórmulas dos produtos de beleza e podem ser a base do seu hidratante e de sua limpeza diária. 

 

https://lorena.r7.com/post/Os-melhores-cremes-hidratantes-para-maos-ressecadas

https://lorena.r7.com/post/Descubra-a-argila-ideal-para-cada-tipo-de-pele

https://lorena.r7.com/post/Como-aumentar-a-producao-de-colageno-na-pele

Então, para você que quer dar um intensificada na rotina e saber qual produto é mais adequado para alguma necessidade, confira a seguir a definição de cada ácido e quando usá-lo: Ácido ascórbico (Vitamina C)


Sérum Vitamina C-10, Principia. (Foto: Reprodução/Principia)


A Vitamina C é um antioxidante usado para deixar a pele com a aparência mais juvenil e iluminada. A substância, que pode ser encontrada em alimentos naturais, é muito utilizada em dermocosméticos devido sua eficácia no combate às rugas, linhas de expressão e manchas.  O ativo ajuda a potencializar o tempo e o efeito do filtro solar, responsável por criar uma camada protetora na nossa pele contra os raios UVA e UVB. Juntamente, a substância auxilia na produção de colágeno, deixando a pele mais firme e sem rugas. Ela também diminui as manchas, deixando a pele com aspecto mais uniforme e luminoso, podendo ser usado inclusive no clareamento do melasma.

 

Ácido hialurônico 


Hidratante Facial Minéral 89, Vichy. (Foto: Reprodução/ Vichy)


Esse tipo de ácido - presente até em fórmula de shampoo, é um ativo fabricado naturalmente pelo nosso corpo que, desde sempre, já adquire características hidratantes e fomentadoras de colágeno. Entretanto, com o passar do tempo, essa fabricação se minimiza e acaba precisando ser ressarcido em algum tratamento. A substância que compõe o ácido hialurônico é responsável por completar os espaços vazios entre as células e é bastante aplicada para redução de rugas e linhas de expressão. A molécula também é apta de reter alta quantidade de água para manter a pele hidratada, firme e lisa (efeito lifting). O Ácido Hialurônico é indicado para ajudar na manutenção e hidratação da pele, evitando que crie flacidez, linhas e sinais de expressão.

 

Retinol


Creme Antirrugas Retinol 0.3, SkinCeuticals. (Foto: Reprodução/SkinCeuticals)


O ácido retinóico, derivado da vitamina A, é um clássico da skin care. O Retinol é um composto bastante aplicado na redução de rugas e linhas de expressão. A substância tem inúmeros benefícios para o tratamento da pele, como redução de rugas profundas e melhora da textura e firmeza da pele. Muito reconhecido  e recomendado pelos dermatologistas, o ativo tem alta eficácia e menor irritabilidade na pele, levando em consideração outros tipos de ácidos. Ao mesmo tempo que ele preserva a pele, ele também traz um efeito lifting.  Entre as vantagens do seu uso, estão a renovação celular e o intensivo na produção de fibras de colágeno e elastina, elementos que auxiliam na elasticidade e firmeza da pele.

 

Foto destaque: Mulher fazendo skin care. Reprodução/KoolShooters/Pexels

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo