Beleza

Skin Cycling: o revezamento de produtos

Recentemente, esse termo está viralizando no TikTok, mas a prática de alternar tratamentos na rotina noturna não é de hoje. Saiba como incluir essa téncinica no seu skincare.

24 Nov 2022 - 14h00 | Atualizado em 24 Nov 2022 - 14h00
Skin Cycling: o revezamento de produtos Lorena Bueri

Com mais de três bilhões de visualizações no TikTok, o termo “skin cycling” é a mais nova tendencia entre os fissurados por cuidados com a pele. Parte da culpa da viralização é da dermatologista estadunidense Whitney Bowe que, em seu perfil do TikTok, já publicou vários vídeos sobre o assunto. A ideia é criar uma rotina de skincare mais simples, com revezamento de ativos, em um intervalo de quatro dia quatro dias, ao invés da sobreposição de diferentes produtos em uma única aplicação. De acordo com a dermatologista, desta forma, melhores e mais rápidos serão os resultados.

Como essa técnica funciona

O “skin cycling” criado por Bowe foca na rotina noturna. Como ela explica em seus vídeos, o primeiro dia é dedicado à esfoliação, na seguinte ordem: limpar, esfoliar e hidratar. Nessa etapa, a estadunidense indica o uso de AHA (alfa-hidroxiácidos), como por exemplo o ácido glicólico, os quais geram uma esfoliação química. No segundo dia, depois da limpeza, entra um retinoide, como o retinol ou o ácido retinóico, responsáveis pelo estímulo da produção de colágeno, renovação celular e redução da aparência de manchas e, por fim, um hidratante. Como tanto a esfoliação quanto o retinoide são ativos mais agressivos, os dois dias seguintes miram na recuperação da pele, então, limpeza e hidratação são suficientes.


Skincare (Foto: Reprodução/Pinterest)


Apesar do sucesso recente dessa estratégia nas redes sociais, entre os dermatologista isso não é novidade. “É algo que praticamos no consultório desde sempre”, afirma o médico Luann Lôbo, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). De acordo com ele, o “skin cycling”, além de agregar benefícios, promove um equilíbrio para a pele ao evitar excessos e dá mais espaço para sua recuperação.

A dermatologista Aline Iglesias explica que essa proposta é uma regra genéria que vai funcionar para a maior parte da população, mas ela ressalta a importância de personalizar e adequar os tratamento de acordo com as necessidade da pele.

Foto destaque: Skincare (Reprodução/Pinterest).

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo