Saúde

Sintomas e tratamento para dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença crônica de pele que afeta crianças e adultos, o quadro se manifesta após ter contato com possíveis gatilhos, saiba os sintomas e tratamento para manter a doença controlada.

15 Dez 2022 - 18h41 | Atualizado em 15 Dez 2022 - 18h41
Sintomas e tratamento para dermatite atópica  Lorena Bueri

A dermatite atópica é uma doença de pele crônica comum, atacando especialmente as crianças. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 15% a 25% das crianças e 7% dos adultos têm a doença que tem como características lesões avermelhadas, pele seca e coceira intensa. A dermatite atópica atinge as dobras do corpo, joelhos, pescoço e braços. 

A dermatologista Clessya Rocha explica que a dermatite pode se manifestar através do contato com substâncias que contém reações alérgicas, sendo elas: poeira, tecido sintético, pelo de animais, etc. Alguns problemas emocionais como o estresse também podem desencadear a doença. 

As causas da dermatite são desconhecidas, porém, evidências apontam para uma predisposição genética, casos familiares que tragam o aparecimento da doença. O quadro de lesão de pele é mais comum naqueles que já sofrem com outros tipos de alergias. 

Sintomas

— coceira na pele a piorar com a transpiração

— lesões avermelhadas

— descascamento da pele


Quadro de dermatite atópica (Foto: Reprodução/drjanainamelo)


Diagnóstico 

O diagnóstico é feito a partir do relato das coceiras, sua localidade, genética e a presença de demais alergias. 

Tratamento 

Segundo a doutora Clessya Rocha, há várias maneiras de tratar a dermatite, cremes e pomadas apropriados para a doença, são eficazes no controle do quadro, também é possível encontrar hidratantes que melhoram a barreira cutânea da pele auxiliando no sistema imune daquela área. Em casos graves o paciente precisa recorrer ao tratamento oral. 

“Os ferimentos provocados por coçar a pele juntamente com a modificação da barreira cutânea e da flora da pele poderão juntos levar a infecções secundárias bacterianas ou virais, devendo ser tratados pelo médico dermatologista”, explica Clessya

Convivendo com o preconceito 

Dados de uma pesquisa realizada em 2021 pelo instituto Datafolha, divulgada pela sociedade brasileira de dermatologia, revela que três de cada 10 brasileiros acreditam que a dermatite é contagiosa, 47% acham que a dermatite é causada por falta de higiene, 46%, acreditam que pessoas com dermatite não podem conviver com crianças e 36% revelam que pacientes com quadro visível da doença devem se manter isolados dentro de casa. 

 

Foto Destaque: Dermatite apresentando descamação. Reprodução/Call clínica e laboratório

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo