Celebridades

Shakira perde recurso e deverá ir a julgamento por fraude fiscal na Espanha

Shakira é acusada de ter sonegado aproximadamente € 14,5 milhões em impostos na Espanha. Os advogados da cantora afirmam que: "A conduta de Shakira em questões fiscais sempre foi impecável".

3 min de leitura
26 Mai 2022 - 22h00 | Atualizado em 26 Mai 2022 - 22h00

A cantora Shakira teve o recurso judicial negado pelo tribunal espanhol no caso de apuração da suposta fraude fiscal. Segundo a agência de notícias Reuters, a justiça afirmou que viu evidências suficientes para seguir com o processo.

A colombiana é acusada de ter sonegado 14,5 milhões de euros em impostos sobre a renda auferida entre 2012 e 2014, tendo sido atribuídos a Shakira seis delitos de fraude fiscal. No entanto, a cantora alega que na época morava nas Bahamas e apenas se mudou para a Espanha em 2015, cumprindo suas obrigações fiscais desde então.


Shakira no festival de Cannes (Foto: Reprodução/Instagram)


Os advogados de Shakira alegam que não teria sido possível ela passar 184 dias no país, mínimo para ser considerada residente, pois a agenda de shows e os compromissos de carreira da época eram impeditivos. Já o novo relatório traz uma análise da Receita espanhola que refuta esses argumentos.

"Com os dados disponíveis sobre seu trabalho cabe considerar que a recorrente era residente habitual na Espanha", dizia o despacho publicado nesta quinta-feira, 26. 

Em setembro de 2020, o jornal El País divulgou uma matéria informando que Shakira era investigada por possivelmente ter 14 empresas fantasma em paraísos fiscais com o objetivo de driblar a Receita da Espanha.

A recusa de recurso é uma ratificação de decisão judicial anterior, emitida em 2021. O julgamento ainda não possui data definida.

"A conduta de Shakira em questões fiscais sempre foi impecável em todos os países em que ela teve que pagar impostos e ela confiou e seguiu fielmente as recomendações dos melhores especialistas e conselheiros", disse uma nota emitida pelos advogados da cantora.

A artista de 45 anos é casada com o jogador Gerard Piqué desde 2011. O casal tem dois filhos,  Sasha Piqué Mebarak e Milan Piqué Mebarak. 

 

Foto Destaque: Reprodução/ Instagram

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo