Saúde

Seu sono pode influenciar o ganho de peso? Descubra

A qualidade do sono é um fator crucial para determinar e influenciar no seu ganho de peso, saiba como melhorar suas noites de sono e estimular a sua perda de peso.

12 Jul 2022 - 21h13 | Atualizado em 12 Jul 2022 - 21h13
Seu sono pode influenciar o ganho de peso? Descubra Lorena Bueri

O sono é essencial para nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida, ele influencia diretamente em diversos processos do corpo humano, auxilia na fixação de memórias e na cognição cerebral, relaxa e estimula a atividade cerebral, no entanto, além de beneficiar sua saúde me geral, uma boa qualidade de sono é essencial para manter o peso.

O emagrecimento está diretamente ligado ao emagrecimento devido ao seu importante papel na produção de diversos hormônios que favorecem a perda de gordura corporal, como a serotonina, grelina e leptina.

A privação de sono por longos períodos tem relação direta com a aumento do peso corporal pois desencadeia a redução dos efeitos da dopamina no córtex pré-frontal – Área do cérebro responsável pela tomada racional de decisões, a falta de dopamina, por sua vez acarreta no aumento da dificuldade de fazer escolhas alimentares saudáveis.


Dormir bem influencia na perda de peso (Foto/Reprodução: CPAPS)


Um sono adequado ajuda na redução do estresse, que por sua vez influencia na redução dos níveis de açúcar no sangue, fator que dificulta a perda de peso, dormir bem também auxilia em uma maior sensação de saciedade, reduzindo a vontade de “atacar a geladeira”.

Por isso, deve-se primar por uma boa noite de sono para colher os benefícios no seu corpo, para isso, devem ser seguidas algumas dicas clássicas, como evitar o uso de eletrônicos e comer muito próximo da hora de dormir, praticar exercícios físicos regularmente, evitar tomar bebidas estimulantes à noite e dormir em um ambiente escuro podem ajudar a melhorar a quantidade e a qualidade do seu sono.

Invista em um sono de qualidade e colha os benefícios no seu corpo, muito além do emagrecimento, sua saúde em geral melhora com uma noite  de sono de qualidade, dessa forma, não adianta seguir dietas mirabolantes se não se atentar ao seu sono.

 

Foto Destaque: Mulher dormindo. Reprodução/Notícias R7

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo