Turismo

Setor de turismo deve crescer mais de 50% em 2023

O setor de turismo deve consolidar a retomada de serviços ainda neste ano. As áreas de hotelaria e de viajem já apresentam recuperações e os números devem continuar melhorando.

31 Jan 2023 - 17h15 | Atualizado em 31 Jan 2023 - 17h15
Setor de turismo deve crescer mais de 50% em 2023 Lorena Bueri

O crescimento do turismo deve consolidar a recuperação dos serviços integrados à área ainda em 2023. A projeção, divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e analisada pela  Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP), estima que o setor de turismo crescerá em 53,6%, em comparação a 2022. O resultado já inclui a adesão de novos destinos que estão surgindo na cartela de viagens do consumidor.

De acordo com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), a partir de abril deste ano, é esperado que o mercado hoteleiro em São Paulo continue crescendo na ocupação e na diária média, em uma taxa variável de 5% a 15%. 


No transporte áereo doméstico, foram 82,2 milhões de pessoas movimentadas (Foto: Reprodução/Pixabay)


A retomada do turismo atinge diretamente o mercado de viagens. No ano passado, a movimentação de passageiros alcançou o maior patamar desde o início da pandemia. Os dados foram publicados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e apontam o aumento de 31,4% e 226% em relação ao total de passageiros movimentados em voos nacionais e internacionais, respectivamente, no ano de 2021.

Este é um momento importante para o turismo, ao receber dados confiáveis sobre as vendas das operadoras e indicações de tendências”, afirmou Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomercio, em apresentação de pesquisa sobre o crescimento do setor turístico. “Nos últimos meses, a reabertura das fronteiras fez as viagens internacionais ganharem destaque nas vendas, o que não significa uma queda no nacional. Pelo contrário, o turismo doméstico segue em expansão, sobretudo os destinos de praia, como Salvador, o mais vendido no período.

Em relação às visitas ao exterior, a Organização Mundial do Turismo (OMT) estima que 474 milhões de turistas tenham viajado internacionalmente no período pós-pandêmico. No globo, os países da Europa e do Oriente Médio foram os que mostraram a recuperação mais rápida. Ao todo, as regiões alcançaram 74% e 76%, na mesma ordem, dos níveis de recepção turística atingidos em 2019.

Foto Destaque: Reprodução/Pixabay

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo